Administradores de comunidades virtuais, gestor de segurança na internet ou visualizador de informações são algumas das profissões do futuro que foram enumeradas pelo consultor de gestão estratégica e educador corporativo Eduardo Carmello durante a Feira do Empreendedor de Mato Grosso, encerrada no domingo (9) em Cuiabá.
Carmello deixou claro que profissões como estas não fazem parte de nenhuma profecia, pelo contrário, é o resultado de um estudo em que ele avaliou o potencial das pequenas coisas de hoje, que podem ser muito mais valorizadas daqui a alguns anos. “Avaliei as grandes atividades que poderão existir, as novas profissões ou as que vão se aperfeiçoar nos próximos anos”, disse o consultor durante a palestra Criatividade e Profissões do Futuro.
Eduardo Carmello define como grandes áreas de atuação os setores de Tecnologia, Saúde, Biologia, Meio Ambiente, Administração, Entretenimento, Lazer, Comunicação e Serviços. Ele aposta, especialmente, em duas delas: tecnologia e serviços. “O futuro é promissor. O cenário é de profunda modificação do que vivemos. Vai mudar o nível de exigência, a qualidade e o tipo de serviços e, principalmente, a ética deste cliente. As pessoas vão ser muito mais inteligentes, ter mais conhecimento e, portanto, vão saber muito bem o que querem. Por isso, independente da profissão o que vai fazer a diferença realmente é a competência e o valor deste profissional”, justificou Carmello.
Perfil – Valor é o que o outro percebe no seu trabalho, se ele oferece segurança, respeito, e desperta confiança e admiração nas pessoas. O DNA das profissões, garantiu o consultor, está baseado no desempenho com criatividade e experiência.
Outros requisitos como caráter, capacidade de engajamento e de fazer além, produzir idéias e atuar com meritocracia, também fazem parte deste contexto. “Este é o verdadeiro espírito do empreendedor. O que ele faz a mais na área em que atua, sem dimensionar o tempo deste trabalho significa o futuro dele”, garantiu Eduardo Carmello.
O profissional do futuro, de acordo com o especialista em gestão estratégica, precisa ser capaz de transformar a vida das pessoas em algo melhor. E, neste caso, os preceitos fundamentais são ser criativo, ser capaz de provocar um impacto positivo no cotidiano do cliente, dando mais sentido à vida dele.
Porém, diante dessas exigências, Carmello ressalta o quanto é importante ter conhecimento, gerar uma ação de valor e não apenas ter a informação, sem saber fazer de fato. “Faltam competências no mercado de trabalho e quem não está antenado pode não se sustentar no futuro”, assegurou.