Previous slide
Next slide

Avião não tripulado irá vigiar tríplice fronteira

Previous slide
Next slide

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta semana os testes com um veículo aéreo não tripulado (Vant) dotado de câmeras para a vigilância da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Com autonomia de voo para 20 horas e mais de 10 metros de envergadura, o equipamento é controlado remotamente por terra e deverá auxiliar nos trabalhos de repressão a atos ilícitos ao longo da faixa de fronteira.

Segundo a PF, este é o primeiro aparelho de uma série de três a serem adquiridos pela corporação. Desta forma, ela se torna a primeira Polícia do mundo a operá-lo. O equipamento, de fabricação israelense, já é utilizado em escala militar em algumas regiões do mundo.

As câmeras da aeronave permitem visualizar o movimento de veículos e pedestres a partir de grande altitude. Com binóculos de visão noturna, ele será operado, durante o período de testes (que não tem prazo para terminar), em uma base montada no município de São Miguel do Iguaçu.

Em uma nota, a PF acentuou que a região da tríplice fronteira foi definida como prioridade para a instalação e operação do equipamento. A Polícia registrou que ali já vem acontecendo um reforço de recursos humanos e materiais visando o enfrentamento mais efetivo do crime organizado.

Previous slide
Next slide