Previous slide
Next slide

Clima frio exige cuidados especiais com a pele

Previous slide
Next slide

Os termômetros começam a registrar baixas temperaturas em muitas regiões do Brasil e, aos poucos, agasalhos voltam a se tornar item obrigatório no vestuário. Nesse clima de outono-inverno, além das roupas quentes, nosso corpo precisa de uma alimentação diferenciada e de cuidados especiais com nossa pele, especialmente as pessoas acima dos 60 anos que já sofrem os efeitos naturais do envelhecimento.

Um erro comum cometido pelas pessoas é abandonar o protetor solar no período do inverno. A exposição ao sol nos dias de frio é uma forma “natural” para se aquecer, mas é preciso estar protegido com o filtro solar indicado para o seu tipo de pele e para o horário da exposição. A orientação vale também para os dias nublados.

Outra regra que continua valendo, em qualquer estação do ano, é a hidratação. Os médicos alertam: beber água nunca é demais, especialmente no caso de pessoas mais velhas. “A ingestão de água faz com que as impurezas e toxinas sejam eliminadas pela urina, o que possibilita uma pele mais saudável. Para os idosos, mesmo que seja preciso insistir, o consumo de água todos os dias é indispensável”, explica Cristina Ribeiro, fisioterapeuta especializada em gerontologia, área da saúde que cuida da parcela da população a partir dos 60 anos nos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais.

O uso de hidratantes regularmente é outro aliado para combater o ressecamento natural da pele por causa do vento frio – característico do inverno – e do processo de envelhecimento. No mercado há vários hidratantes que já contém protetor solar, mantém a elasticidade e a vitalidade da pele, protegem contra microtraumas e evitam o aparecimento de rugas e estrias. “Estes cuidados com a hidratação da pele são importantes, por exemplo, no momento em que o idoso está fazendo um exercício físico, seja este ao ar livre ou não, pois se a pele não estiver hidratada ela pode ficar mais frágil e sujeita a lesões”, salienta Cristina Ribeiro.

Por fim, uma alimentação rica em nutrientes, mesclando diferentes alimentos, também é um fator essencial à saúde da pele.

Cuidados com os idosos – “No processo do envelhecimento ocorrem alterações na pele consideradas normais – como rugas, manchas e pele seca e áspera. Com as baixas temperaturas esses ‘danos’ se acentuam. Por isso, os cuidados com a pele do idoso devem ser seguidos rigorosamente”, explica Cristina.

Contudo, vale lembrar que as dicas valem para todos – independente da idade. Adotar esses cuidados simples no dia a dia ajudam a enfrentar o clima seco, vento em excesso, mudanças bruscas de temperatura, a água quente do banho e, principalmente, o processo de envelhecimento minimizando os danos à saúde da pele. “Se apesar desses cuidados, aparecerem alterações em sua pele, o indicado sempre é procurar um médico dermatologista”, finaliza Cristina.
 

Previous slide
Next slide