Previous slide
Next slide

Como calcular o IPVA em 2021?

Previous slide
Next slide

O que é IPVA?
Trata-se do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O pagamento é cobrado para todos os proprietários de automóveis que residem em nosso país. Ele nada mais que uma alíquota que é cobrada sobre o valor venal do veículo. Ao contrário do que muita gente imagina, o cálculo não é feito de qualquer forma. Ele é calculado pelo Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

É fundamental deixar claro que a alíquota é estabelecida pelo governo de cada estado do Brasil. Por causa desse motivo, pode-se modificar de um lugar para o outro. Geralmente, os preços são distintos para carros de passeios, caminhões e caminhonetes, mas em algumas situações, podem ser iguais. Para se ter uma ideia, a alíquota varia de 1% a 6% do valor venal do carro.

O motorista deve pagar o IPVA junto com o DPVAT para adquirir o licenciamento do automóvel. Se o pagamento não for efetuado, terá dificuldades para circular nas vias do nosso país. Nunca é demais lembrar que o DPVAT não será cobrado dos proprietários em 2021.

Como calcular o IPVA em 2021?
Você deve multiplicar o valor venal do seu automóvel pelo numeral que está relacionado a alíquota cobrada. Uma alíquota de 2% corresponde a 0,02; de 5%. Alguns tipos de automóveis estão isentos do pagamento desse imposto. Essa regra também é modificada de estado para estado. A idade mínima de fabricação do automóvel para isenção do pagamento são as seguintes. 

  • 10 anos: Roraima e Rio Grande do Norte;
  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos: Mato Grosso;
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Na prática, o motorista de um veículo que foi produzido em 2000, em São Paulo, terá a isenção da taxa de pagamento.

Como é o calendário de pagamento do IPVA em 2021?
É o estado que estabelece como e quanto os proprietários dos veículos devem efetuar os pagamentos do imposto. Algumas regiões permitem que o valor seja parcelado, enquanto outras exigem que a quantia seja feita em cota única. Em alguns lugares, você pode ganhar descontos para pagamentos à vista.

Na maioria das regiões, a organização do calendário de pagamentos é feita conforme o dígito final da placa do automóvel. Em São Paulo, o pagamento do imposto pode ser executado em apenas uma única vez no mês de salário ou parcelado em três vezes, podendo ser nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Já em Minas Gerais, você pode pagar o imposto à vista, com desconto de 3% ou de forma parcelada. Nesse último caso, o IPVA precisa ter, pelo menos, um valor de R$ 150. Em outras palavras, o dono do carro que tem um imposto abaixo a essa quantia não poderá fazer o pagamento com parcelamentos.

Se você pretende comprar um carro ainda este ano, não precisa se preocupar com o pagamento desse imposto. Existem empresas, como a Karvi Brasil, que comercializam veículos já com a documentação em dia. Além disso, ela oferece certificação mecânica de mais de 280 itens e garantia de 1 ano.

Percebeu que o valor do IPVA é mais simples do que parece? Então, faça as suas contas e pague o documento para evitar problemas no futuro.

Após descobrir como calcular o IPVA em 2021, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em seu bolso. 

Previous slide
Next slide