Previous slide
Next slide

Como sacar FGTS rescisão? Confira o passo a passo!

Previous slide
Next slide

Você foi demitido sem justa causa? Não se preocupe, você terá acesso ao saque-rescisão. Com esses valores, você se organiza enquanto procura recolocação profissional. Porém, como sacar FGTS recisão?   

Há algumas formas de pedir o saque ou, ainda, ver qual é o valor liberado e quem tem direito a receber o dinheiro. Está interessado e quer saber como garantir o saque-rescisão? Continue a leitura e confira mais.

Como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo financeiro criado pelo Governo Federal para trazer mais segurança financeira aos trabalhadores demitidos sem justa causa.  

A cada mês, 8% do salário de um trabalhador é depositado em uma conta do FGTS vinculada ao seu nome. 

Esses valores podem ser sacados pelo trabalhador após um período mínimo de três anos de contribuição. Em caso de demissão, o trabalhador tem direito a sacar todo o dinheiro acumulado na conta do FGTS.

O FGTS é pago pela empresa em que o trabalhador está empregado. 

A empresa é responsável por depositar 8% do salário do trabalhador em uma conta FGTS vinculada ao nome do trabalhador. Esses depósitos são feitos independentemente da contribuição do trabalhador. 

O FGTS não tem um valor fixo, pois ele varia de acordo com o salário de cada trabalhador. Além disso, o valor acumulado na conta do FGTS também pode aumentar com juros e correção monetária.

O que é saque-rescisão?

O saque-rescisão é o nome dado ao processo de sacar o dinheiro acumulado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em caso de demissão sem justa causa. 

Quando um trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito a sacar todo o dinheiro acumulado na sua conta FGTS, além de outros direitos previstos na legislação trabalhista, como seguro-desemprego e aviso-prévio.

O saque-rescisão é um benefício importante para os trabalhadores, pois garante uma fonte de renda durante o período de transição entre um emprego e outro.

O valor do saque-rescisão corresponde ao total de dinheiro acumulado na conta do FGTS do trabalhador. Esse valor inclui 8% do salário bruto de cada mês de trabalho, mais juros e correção monetária. 

Em outras palavras, o saque-rescisão é igual ao valor total acumulado na conta do FGTS do trabalhador até a data da demissão. Não há um valor fixo para o saque-rescisão, pois ele varia de acordo com o tempo de trabalho e o salário de cada trabalhador.

A empresa é responsável por pagar o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. O dinheiro sacado provém da conta FGTS do trabalhador, que foi alimentada com 8% do salário bruto de cada mês de trabalho, mais juros e correção monetária. 

O processo de saque-rescisão é geralmente realizado através do banco Caixa Econômica Federal, que é o responsável pela administração do FGTS.

Quem pode fazer o saque-rescisão?

Qualquer trabalhador demitido sem justa causa tem direito a fazer o saque-rescisão do FGTS. Para ter direito ao saque, é necessário que o trabalhador tenha depósitos pelo período mínimo de três anos. 

Além disso, é importante lembrar que o saque-rescisão só pode ser feito após o término do contrato de trabalho e após a homologação da rescisão na justiça do trabalho. 

Como consultar o saldo do FGTS disponível?

Existem várias maneiras de consultar o saldo do FGTS disponível. Veja, abaixo, como conferir os valores da sua conta do FGTS:

  • Site da Caixa Econômica: entrando na sua conta com o seu login;
  • Pelo aplicativo do FGTS: se não tem uma conta, é só abrir a sua;
  • Pelo atendimento telefônico: ligando para o número 0800 726 0207 e consulte o saldo da sua conta do FGTS;
  • Agências da Caixa: visite uma agência da Caixa Econômica Federal e consulte o saldo da sua conta FGTS com a ajuda de um atendente.

É importante ter em mãos o número do PIS/PASEP e a senha da sua conta FGTS para consultar o saldo. Também é possível consultar o saldo da conta FGTS através do site da Caixa Econômica Federal.

Como sacar FGTS rescisão?

Agora que você já sabe como funciona o saque-rescisão e o que ele é, é importante entender como solicitá-lo. O processo para ter acesso aos valores pode ser realizado da seguinte maneira:

  • Faça o homologação da rescisão: antes de realizar o saque-rescisão, é preciso que a rescisão do contrato de trabalho seja homologada na justiça do trabalho e com as respectivas assinaturas do contador e do seu ex-empregador;
  • Faça o saque pelo app do FGTS: é necessário apresentar documentos pessoais, como RG e CPF, e o comprovante da homologação da rescisão. Para sacar pelo app, seus dados devem estar atualizados e deverá indicar a conta onde quer receber o depósito dos valores;
  • Faça o saque na agência: você pode realizar o saque do montante disponível na sua conta FGTS na Caixa Econômica Federal ou, como falamos acima, possível fazer o saque em dinheiro ou transferir o valor para uma conta bancária;
  • Receba o valor: após realizar o saque, você receberá o valor disponível na sua conta FGTS em mãos ou na sua conta indicada.

Observe que é necessário ter depósitos no FGTS pelo período mínimo de três anos para ter direito ao saque-rescisão. 

Também é importante lembrar que o saque-rescisão só pode ser feito após o término do contrato de trabalho e após a homologação da rescisão na justiça do trabalho, em caso de demissão sem justa causa.

Então, agora ficou muito mais fácil entender o saque-rescisão e pedir o seu, em caso de demissão sem justa causa, não é mesmo?

Agora é só conferir o seu saldo e seguir o passo a passo para o saque que ensinamos nos tópicos aqui.

Até a próxima!

Previous slide
Next slide