Previous slide
Next slide

Vale a pena economizar e ficar em hostel?

Previous slide
Next slide

Saiba como funciona esse tipo de hospedagem e veja se o custo benefício vale a pena de verdade!  

Ainda que você esteja procurando um meio de economizar em sua viagem e decida ficar hospedado em um hostel, é importante que você esteja consciente da sua escolha. Afinal, você sabe como funciona esse tipo de hospedagem?

Nesse sentido, os hostels são opções bem mais baratas para passar a noite, atraindo a atenção de turistas que não querem gastar muito. No entanto, é preciso analisar o custo-benefício dessa escolha para não ser pego de surpresa.

Na verdade, tudo vai depender do seu perfil de viajante e das suas expectativas de acordo com a sua viagem. Além disso, não se prenda a preconceitos! Existem hostels com estruturas muito confortáveis a preços incríveis!

Então, se você quer economizar na sua próxima viagem, vale a pena ficar em um hostel! Quer entender melhor como ele funciona para se preparar e escolher o melhor deles? É só continuar a leitura!

O que é um hostel e como funciona? 

Hostel é uma palavra que vem da língua inglesa. Aqui no Brasil, esse tipo de hospedagem também é conhecido como albergue. Tradicionalmente falando, essas hospedagens oferecem quartos e banheiros compartilhados.

Dessa forma, cobra um valor muito mais em conta dos hóspedes. No entanto, também existem hostels que oferecem quartos privativos e até mesmo com banheiro exclusivo. Ou seja, quase como uma diária em hotel comum.

Mas a questão é que um hostel vai muito além de apenas quartos compartilhados e preços baratos. A ideia é proporcionar interação entre os hóspedes, promovendo diversão e troca de experiências entre os turistas e a população local.

Quartos compartilhados

Como já mencionamos, quem quiser viajar e economizar pode ficar em um quarto compartilhado de um hostel. Mas não se preocupe! Na grande maioria deles, essas acomodações são divididas por gênero.

Nesse sentido, o mesmo vale para os banheiros compartilhados, ou seja, masculinos e femininos. Aliás, eles costumam ficar fora dos quartos, em outra área do hostel. Leve isso em consideração antes de fazer a reserva.

Quartos privativos

Agora, se você quer um pouco mais de privacidade, pode optar por ficar em quartos privativos do hostel e ainda assim economizar. A maioria dessas hospedagens oferece também quartos duplos e triplos.

Então, se você vai viajar com amigos, pode aproveitar para fazer uma reserva e ficarem juntos. Ainda que esses quartos possam apresentar um valor maior do que os quartos compartilhados, continuam valendo a pena.

Amenidades

Pois bem, de um modo geral esse tipo de hospedagem funciona com muitas áreas comuns para que os hóspedes interajam. Por exemplo, cozinhas, salas, salão de jogos e até bares, restaurantes ou cafeterias. 

Alguns quartos também podem ter frigobar e ar condicionado. No entanto, existem outros hostels muito mais simples, sem nenhum luxo. Por isso, se você quer mesmo economizar e ficar em um hostel, pesquise bem para fazer uma boa escolha.

Vale a pena se hospedar em um hostel? 

Embora os preços possam parecer tentadores, ficar em um hostel vai muito além de apenas economizar. Para quem está acostumado a ficar em quartos privativos, se ver em um quarto com pessoas estranhas pode não ser tão confortável.

Em contrapartida, existem hostels espalhados pelo mundo todo, muitos deles com estruturas incríveis! Ou seja, basta pesquisar para encontrar algum que atenda suas expectativas. Mas pese os prós e contras antes de reservar!

Vantagens

Além da economia, uma das principais vantagens de quem se hospeda em um hostel é o contato com a cultura local. Aliás, muitos deles também fazem tour guiado pela cidade, proporcionando uma experiência única.

Ademais, você também vai ter contato direto com pessoas do mundo todo, especialmente em quartos compartilhados. Ou seja, é uma ótima forma de fazer novas amizades e novos contatos com outros viajantes.

Desvantagens

Ainda que ficar em um hostel possa parecer a oportunidade perfeita para economizar, lembre-se que a maioria não inclui café da manhã nas diárias. Ou seja, você vai acabar gastando com outros serviços.

Além disso, nem sempre as pessoas que estão dividindo o mesmo quarto têm bom senso e respeitam os horários de descanso. Dessa forma, você pode acabar não descansando direito.

Vai se hospedar em um hostel pela primeira vez? Veja 4 dicas essenciais!

Agora que você já sabe como funciona esse tipo de hospedagem, que tal conferir algumas dicas para ter uma boa experiência? Assim você evita surpresas e contratempos de última hora e vai ter uma ideia do que esperar.

Leve alguns itens importantes

Como já mencionamos, os hostels não costumam oferecer muito luxo. Nesse sentido, o que atrai turistas para ficar em um hostel é o fato de que eles vão economizar dinheiro nas diárias. No entanto, prepare-se para levar itens a mais na mala!

Isso é, toalhas, sabonetes, chinelos para tomar banho são pertences essenciais que você precisa ter se vai se hospedar em um hostel. Além disso, dependendo da estrutura do local, vale a pena colocar lençol e fronha na bagagem também.

Não espere mimos

Se você gosta de encontrar miniaturas de shampoo, sabonetes e creme dental no quarto esperando por você, então esse tipo de hospedagem não é para você! Afinal, os hostels não oferecem amenidades.

Aliás, não espere que ninguém carregue suas malas ou até mesmo que arrume seu quarto! Dependendo de quanto você vai pagar pela diária, qualquer outro serviço pode ser cobrado à parte. Então fique atento.

Pense na segurança

Quer economizar e ficar em um hostel? Então lembre de levar um cadeado com você na sua mala. Calma, você não vai precisar trancar sua bagagem, mas sim o armário em que vai colocar seus itens pessoais.

E, como já mencionamos acima, os hostels não oferecem nenhum serviço gratuito, nem mesmo um cadeado. Portanto, pode valer a pena usar malas com combinações e levar um cadeado para seu armário.

Pense no seu sono

Pois bem, ficar em um quarto compartilhado de hostel pode ser uma aventura e tanto. Afinal, nunca se sabe quem vai estar hospedado junto com você, não é mesmo? Por isso, lembre-se de garantir a qualidade do seu sono.

Leve com você uma máscara de dormir e até um protetor auricular para ter certeza de que não será incomodado durante seu descanso. Então, ainda está disposto a economizar seu dinheiro e ficar em um hostel?

Previous slide
Next slide