Previous slide
Next slide

Copa do Mundo de Slackline será disputada em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
Pela primeira vez, uma cidade da América do Sul recebe uma etapa da Copa Mundial de Slackline. De 9 a 12 de outubro, Foz do Iguaçu, no Paraná, será sede do Itaipu Slackline World Cup, que abre o circuito mundial de competições desse esporte, um dos que mais crescem no Brasil, desde que virou “febre” nas praias do Rio de Janeiro, em 2010.

A elite internacional do slackline virá a Foz do Iguaçu para a competição, entre eles o americano Alex Mason, de 17 anos, considerado o menino prodígio do esporte no mundo; Toru Gappa, do Japão, que inventou mais de 60% das manobras de slackline; e os brasileiros Carlos Neto, campeão mundial de 2013, e Gabriel Aglio, primeiro campeão brasileiro de slackline.

Foto: Marcos Labanca
Evento acontecerá no Gramadão da Vila "A"

O slackline, que antes era conhecido como corda bamba, é um esporte em que o atleta se equilibra sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.

As variações de slackline incluem, entre outras, “waterline” (slackline sobre água), “highline” (em grandes alturas, “trickline” (slackline somente para fazer manobras) e “longline” (de distância longa, normalmente acima de 40 metros).

Fórum e festival – Promovido pela Adere (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia) e Itaipu Binacional, o campeonato será disputado no Gramadão da Vila A e deve receber mais de 5 mil pessoas nos três dias de competição. Paralelamente, haverá o 1º Fórum Mundial de Slackline (dia 8, no Hostel Natura), com debates sobre a evolução do esporte no mundo, oficinas e a oficialização da Confederação Brasileira de Slackline. O evento será chancelado pelo novo método de avaliação de Slack (ISI).

Nos dias 12 e 13, será promovido o Festival Internacional de highline, que é a versão do esporte praticada em alturas superiores a cinco metros. As vias de highline poderão ter como cenário as belezas naturais de Foz do Iguaçu e pontos turísticos estratégicos, além de duas torres que serão montadas no Gramadão.

À frente do projeto estão os maiores nomes dessa modalidade no país, como Allan Pinheiro e Rafael Bridi, que já garantiram a presença de vários atletas internacionais. O encontro será uma continuação do Festival de Highline Gravatation – o primeiro do gênero realizado no Brasil, que aconteceu em abril deste ano, em Florianópolis (SC).

Estrutura – Uma grande estrutura será montada para receber a Copa do Mundo de Slackline no Gramadão. O projeto da Arena de Competição inclui duas torres de treliça de alumínio, com 12 metros de altura; telão de LED; concha acústica; palco; DJs; backstage para imprensa e coordenação; lojas, pista de skate; área de exposições e showroom; lounge e áreas para os atletas. Outro destaque é o Slack Park que será montado para a interação e iniciação do público com o esporte.

“A Itaipu garante essa estrutura, que é a maior já colocada em um evento de slackline. Teremos bastante área coberta para passar o dia inteiro na sombra. Também haverá uma área de alimentos e bebidas e uma área de exposição para os patrocinadores”, adiantou o presidente da Adere, Marcelo Penayo.

Atrações – Música é o que não vai faltar durante as competições. Além de DJ´s, o público poderá acompanhar shows com bandas locais no encerramento de cada dia. A atração principal do domingo (11) é o grupo de rap Oriente, do Rio de Janeiro. O grupo sobe ao palco principal a partir das 19h30. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Destino “radical” – O diretor administrativo da Adere, Raby Khalil, disse que a competição de slackline tem objetivo que vai além do fomento a esse esporte e ao envolvimento com a comunidade iguaçuense. “Nossa relação com a Gestão Integrada do Turismo é para transformarmos Foz do Iguaçu num destino de eventos de esporte de ação”, afirmou.

Esse trabalho começou em 2013, quando a Adere e a Itaipu promoveram o 1º Campeonato Brasileiro de River Sup.
 
 
Previous slide
Next slide