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Creche de Foz do Iguaçu desenvolve projeto do Guia de Turismo Mirim

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Foto: Agência Municipal de Notícias
Crianças irão desenvolver o projeto Guia de Turismo Mirim

No próximo dia 10 de setembro, 20 crianças com idade de cinco anos irão visitar a partir das 14h o Ecomuseu e o Refúgio Biológico de Itaipu. O passeio é a realização da primeira atividade externa dessa turma que participa do projeto Guia de Turismo Mirim, desenvolvido no Centro de Educação Infantil Novo Horizonte. A iniciativa é da coordenadora do CEI professora, Joslaine Quaquarini de Carvalho que conta a parceria da Secretaria de Turismo e da Itaipu Binacional. 

Joslaine explica que o objetivo do projeto é despertar na criança o interesse em conhecer o aspecto turístico da cidade, consequentemente aprender a importância que tem o trabalho do guia de turismo. “Muitos pais dessas crianças trabalham na área. E, visa também atingir os pais, de modo que haja mais interação com o centro, dessa forma, mais participação na vida escolar do filho”, complementa.

Como exemplo ela cita a atividade que chama de “envelope”. As crianças levam um envelope para os pais para que eles escrevam sobre os momentos de leitura com seus filhos. E, posteriormente, as crianças trazem de volta os envelopes com as impressões e relatos dos pais. “Esta é uma forma de interação dos pais com o centro e também uma opinião importante para nós, educadores”, disse Joslaine. 

Segundo ela, a realidade de vida das crianças revela que, muitas delas, enquanto moradoras locais, não conhecem os atrativos turísticos do município, que tanto atraem pessoas do mundo todo. “É fundamental que as crianças tenham esse conhecimento, pois elas são agentes multiplicadores da ideia de respeito e amor e preservação que devemos ter pelas belezas naturais, das quais, nossa cidade é privilegiada”, disse. 

Outra parte do projeto são os conteúdos ensinados em sala de aula com abordagem integrada, relacionando o aspecto turístico com a história da região, geografia, matemática, português, enfim, em todas as áreas do conhecimento. “Para esse trabalho utilizamos vários tipos de instrumentos, material gráfico (cartazes, recortes, folders), áudio visual (TV, vídeos, CD’s, teatro) entre outros”, relata Joslaine.

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