Previous slide
Next slide

Daiane dos Santos participa da abertura dos Jocops em Palmital

Previous slide
Next slide

A participação da ginasta Daiane dos Santos na abertura da fase regional dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná, em Palmital, no centro do Estado, contagiou o público, que lotou o ginásio de esportes Valdemar Wolf. Campeã mundial do solo em 2003, além de várias outras conquistas para o Brasil, a gaúcha deu a volta no ginásio, conduzindo o fogo simbólico, acendeu a pira olímpica e fez o juramento do atleta. Os jogos também foram abertos, na sexta-feira (22) à noite, em outras cidades do Estado.

Daiane falou da importância dos Jogos Colegiais do Paraná para o futuro do esporte brasileiro. “Eles oferecem a oportunidade para a descoberta de muitos talentos, que já estão aparecendo no Brasil. É uma grande iniciativa e que merece mais divulgação, pois o esporte salva, o esporte livra das drogas e da bebida”, disse Daiane, que participou pela primeira vez de uma abertura dos Jogos Colegiais.

Sudoeste – Em Santa Izabel do Oeste, o público se emocionou no hastemento das bandeiras, com o hino nacional cantado pelo atleta deficiente visual Eliseu Rodrigues, aluno da Apae local. O fogo simbólico foi conduzido até a pira olímpica pela atleta Kharla Alana Kaczanowski. O juramento foi proferido pela atleta Jéssica Tolomiotti.

As apresentações artísticas começaram com coreografia de alunas da Escola Estadual Marques de Marica, que desenvolve o Programa Viva a Escola. Em seguida a equipe de ginástica de Toledo arrancou muitos aplausos da platéia.

Oeste – O público lotou os cerca de 2 mil lugares do ginásio Clarindo Bortolon, na Vila Gaúcha, em Marechal Cândido Rondon, para assistir as atrações culturais da abertura dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná. As atividades começaram com o ritmo da banda do Colégio Rui Barbosa, antes do tradicional desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta.

Também se apresentaram atletas de ginástica rítmica, que participam do trabalho desenvolvido no Colégio Cristo Rei, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Criado em 1987, na Facimar, hoje Unioeste, o Grupo Raízes traduziu nas danças, as tradições germânicas. O grupo composto pelos dançarinos Juliano, Vanderlei, Ademir e Leandro, Márcia, Andressa, Samara e Franciele empolgaram o púbico com marchinhas. Para encerrar a festa, os membros da Fanfarra do Colégio Antonio Maximiliano Ceretta, que faz parte do Projeto Viva Escola, relembraram vários ritmos.

Noroeste – A cerimônia de abertura em Loanda teve desfile das delegações, execução dos hinos nacional, estadual e municipal, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e confraternização. A Escola Circense de Campo Mourão apresentou acrobacias, danças e brincadeiras. O Ginásio de Esportes João Margato foi decorado em forma de grande picadeiro para que todos tivessem a sensação de estar em um espetáculo circense.

Os alunos de escolas especiais foram homenageados. Os atletas que acenderam o fogo simbólico, fizeram o juramento dos atletas e cantaram o hino nacional pertencem a Apaes da região.

Em Rondon, a cerimônia começou com a entrada das delegações, acompanhadas por acrobatas e malabaristas. Depois da entrada dos mais de 1.200 alunos dos 33 estabelecimentos de ensino que participam dos jogos, houve apresentação de malabares e acrobacias.
 

Previous slide
Next slide