Previous slide
Next slide

Detran discute a importância do uso da cadeirinha para crianças em carros

Previous slide
Next slide

Profissionais das áreas de educação e de trânsito firmaram, na segunda-feira (24), parceria para conscientizar sobre uso da cadeirinha de segurança para crianças. O encontro foi realizado no Detran/PR, para esclarecer a resolução 277/2008, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entra em vigor em 9 de junho.

A norma regulariza o sistema de transporte de crianças em veículos, de acordo com idade, peso e tamanho da criança. O encontro propôs, aos educadores, uma ação que dissemine a informação, tanto para pais e alunos, sobre o uso correto do equipamento e a exigência do transporte seguro de crianças.

Conjunto – De acordo com o diretor-geral do Detran, David Antônio Pancotti, o encontro estabelece um trabalho conjunto entre órgãos de educação e trânsito. “Precisamos ter a consciência cidadã que a lei é para preservar vidas e, que por meio do ensino público e particular podemos repassar essa mensagem aos pais”. De acordo com Fátima Chueirt Hollanda, assessora pedagógica do Sindicado das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), a escola é uma instituição que tem grande poder de disseminar a informação junto à sociedade.

Segundo dados do Datasus, cerca de 16 crianças e adolescentes morrem todos os dias em acidentes de trânsito, que poderiam ser evitados. Em 2009, no Paraná, foram registrados 37.716 acidentes, destes, 1.704 fizeram vítimas na faixa etária de até nove anos, sendo 30 mortes. Índices considerados altos, segundo Pancotti. “Cada acidente fatal tem várias pessoas envolvidas e causa problema psicológico, social e financeiro. Nossa função é tentar diminuir essas estatísticas alarmantes. Essa parceria é em prol da vida.”

Previous slide
Next slide