Previous slide
Next slide

Dramaturgia toma conta do Salão Internacional do Livro na sexta-feira (12)

Previous slide
Next slide

O Teatro do Excluído – Cia Experiencial toma conta do Salão do Livro na sexta-feira (12), das 9 horas até as 21h os integrantes do grupo estarão envolvidos nas atividades do evento. Grandes nomes da dramaturgia paranaense e nacional estarão presentes, entre eles Luiz Felipe Leprevost e Roberto Alvim.

Durante o dia haverá contação de histórias, leitura dramática, oficina, debates, palestras, teatro, lançamento de livro, sarau literário e sessão de autógrafos. Produtores, escritores e dramaturgos locais são responsáveis pala programação intensa com opções para todas as idades.

Carlos Amorim – Para fugir um pouco do tema dramaturgia haverá palestra “Violência Urbana e o Crime Organizado no Brasil” como o jornalista Carlos Amorim. Ele já trabalhou na rede Globo como repórter especial e diretor em jornais como O Globo, Globo Repórter, Jornal Hoje, Jornal Nacional, foi diretor geral do Fantástico. Mais tarde trabalhou na Bandeirantes como diretor-executivo e implantou o canal BandNews. Criou o programa Domingo Espetacular na TV Record. É também o fundador da Rede Manchete.

Amorim já recebeu muitos premis entre eles um Jabuti de reportagem em 1994 com o livro “Comando Vermelho – A História Secreta do Crime Organizado”. Prêmio Simon Bolívar de Jornalistmo, prêmio Vladimir Herzog de Televisão e Prêmio Comunique-se.

Foto: Divulgação
Roberto Alvim é um dos precursores do Teatro Contemporâneo no Brasil

Roberto Alvin – dramaturgo, diretor e professor de artes cênicas. Escreveu e dirigiu 20 peças, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Salvador, Paris, Suíça e Argentina. Desde 2009 é diretor do núcleo de Dramaturgia do Sesi de Curitiba. Em 2009 recebeu o prêmio Bravo! de melhor Espetáculo Teatral de São Paulo com a encenação da peça O Quarto de Harold Pinter.

Alvin se apaixonou por literatura aos oito anos de idade e começou a carreira na dramaturgia muito cedo. Aos 22 anos deixou de lado a carreira já bem sucedida e entrou num processo de busca interior através de meditação. Ao lado de Antonio Araújo e Enrique Diaz, Alvin compõe a geração precursora do teatro Contemporâneo do Brasil.
 

Luiz Felipe Leprevost – Diretor de teatro, escritor, produziu poemas, contos e dramaturgia. É autor do romance “A Neve Não Tem Gosto de Algodão Doce”, finalista do Prêmio Sesc/Record da Literatura em 2010. Publicou “Ode Mundana”, “Inverno dentro dos Tímpanos”, Barras Antipânico e Barrinhas de Cereais” e “Manual de Putz sem Pesares”. Escreveu e dirigiu “O Butô me Mick Jagger”.

Programação

9h – Em Cena – Contação de história “A borboleta azul”, Ana Maria Reckziegel
9h30 – Oficina – O ensino da cultura de língua inglesa nos livros didáticos adotados pelas escolas estaduais de Foz do Iguaçu – Dulcemara Queiroz
10h30 – Debate –Escrevendo para o Teatro – Luiz Henrique Dias
13h45 – Em Cena – Contação de Histórias Infantis – Cláudia Ribeiro
14h – Palestra: Projetando o Futuro – Sesc
15h – O teatro de sombras de Ofélia – Moa Ferreira
16h Debate – Bate-Papo: Importância da Arte na Formação Humana – Moa Ferreira
16h – Lançamento do livro Nenúfares sob O Luar – Andréa Cristina Lopes
17h – Palestra: Acervos de Teatro em Escolas – Ana Maria Reckziegel
18h – Em Cena – Leitura Dramática – Alunos de Dramaturgia do Sesi
19h – Palestra – “Violência Urbana e Crime Organizado no Brasil” – Carlos Amorim
20h – Debate – Mesa Redonda: O Teatro Contemporâneo – Luiz Henrique Dias, Luiz Leprevost e Roberto Alvim
21h – Sarau Literário
21 – Palestra Psicologia – Mônica Portella
21h40 – Sessão de autógrafos – Luiz Leprevost
 

Previous slide
Next slide