Previous slide
Next slide

‘É a lei que mais vai gerar empregos no Brasil’, disse Giacobo sobre o Regime de Tributação Unificada

Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu para a cerimônia de entrega das obras da Rodovia das Cataratas na quinta-feira (2), o deputado federal Fernando Giacobo – relator da lei que criou o Regime de Tributação Unificada (RTU), comentou ao Clickfoz sobre as expectativas positivas para o dia 8 de fevereiro, data de incial das operações de importação.

Giacobo disse que foi uma luta que valeu seus 3 mandatos como deputado e está otimista e ansioso. De acordo com o deputado, o RTU é uma das leis mais dinâmicas que o Brasil já teve nos últimos 10 anos. “É a lei que mais vai criar empregos no mandato da presidenta Dilma. Se pegarmos o país, 66% dos empregos gerados são de microempresários, responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto (PIB), ao contrário das grandes empresas que geram 66% de PIB e 33% de emprego”, comentou.

De acordo com o relator da lei, o novo regime poderá ser aplicado em todas as fronteiras do Brasil com o Paraguai: Foz do Iguaçu, Guaíra e Ponta Porã, porém inicialmente somente Foz do Iguaçu está habilitada pela Receita Federal a concentrar as atividades.

Para aprovação, pomulgação e sanção pelo presidente Lula foram 2 anos de trabalho. “É uma lei muito complexa, que trata do comércio de fronteira entre dois países. Imagine interligar toda a Receita Federal do Paraguai e do Brasil, veja que burocracia! Mas eu imagino que será um sucesso!”, felicita.

Sobre a baixa adesão e interesse no cadastro do RTU, Fernando Giacobo acredita que o brasileiro precisa primeiro ver como tudo funcionará, para depois tirar conclusões concretas sobre o sistema. “O iguaçuense vai ver que se cadastrando não terá que ter medo ao passar um produto pela Ponte da Amizade. Será visto com outros olhos perante a sociedade. Ele vai ser um microempresário, fazer parte de uma associação comercial de pequenas empresas, vai ter crédito no banco e acima de tudo ser um empresário”.

 

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

 

Previous slide
Next slide