Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, Bosque Guarani passa por nova revitalização

Previous slide
Next slide

Limpeza, poda, recuperação de passarelas e bancos, identificação da flora, pintura dos recintos dos animais, do prédio administrativo, entre outras obras, estão sendo realizadas pela Secretaria de Agricultura, no Zoológico Bosque Guarani de Foz do Iguaçu.

Os trabalhos de revitalização seguirão por cerca de mais dois meses e contam, com a mão de obra de dez detentos do Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) de Foz, que recentemente fez um convênio com a Prefeitura para capacitação e inclusão desses apenados.

Segundo o diretor do Departamento de Zootecnia Mario Manoel Laurindo, “já fizemos a limpeza da área do bosque, com retirada de galhos, entulhos e poda, pintura do prédio, da fachada e reparos em geral. Agora estamos na parte da recuperação das passarelas, que são em petit pave. O que vai melhorar a acessibilidade de cadeirantes e carrinhos infantis”, expôs Laurindo.
 

Serviços– Na próxima semana começam os serviços de pintura dos 22 recintos dos animais, que abrigam mamíferos, aves e répteis. O trabalho consiste na remoção, lavagem e pintura das estruturas metálicas. Simultaneamente estão sendo colocadas placas de identificação nas árvores com o nome científico e comum.

Laurindo disse ainda que “o Bosque Guarani vai fazer 16 anos e é uma unidade de conservação e preservação do patrimônio, que tem nascentes de água que formam quatro lagos. Além de desenvolver educação ambiental e ser ponto turístico”, destacou.

“É um espaço para a população visitar, é lazer, saúde e qualidade de vida. Com a revitalização vamos tornar o ambiente mais agradável e confortável aos visitantes”, acrescentou Laurindo.

O Zoológico Bosque Guarani recebe frequentemente a visita dos alunos das escolas municipais e também particulares. Cujos horários são agendados na Divisão de Educação Ambiental, pelo telefone, 3901- 3377, além dos grupos de turistas.

No mês de março, irão iniciar as obras de reforma e adequação interna do prédio existente na unidade. Onde irá funcionar o futuro centro de educação ambiental, para atendimento a estudantes, grupos de estudo, entre outras atividades.

Zoológico – Conforme informou o biólogo Sidnei de Oliveira o zoológico abriga no grupo dos mamíferos: irara, furão, quati, macacos, saguis e outros. Entre as aves, tem papagaios, araras, ema, cisnes e outras; e, no grupo dos répteis tem jabutis, jacaré, iguanas, cobras e outros. Além da fauna livre que convive no bosque, a qual foi identificada em 36 espécies de pássaros.

Outro aspecto importante do bosque é a exuberante flora existente, com mais de 60 espécies de árvores. Entre elas a amoreira, cedro, canjerana, canafístola, marfim, canela do brejo, paineiras, guaçatonga, sapuva e outras.

“O Bosque é um espaço como um laboratório a céu aberto, que deve ser mais explorado pela comunidade, estudantes e pesquisadores”, salientou o biólogo.

O Zoológico Bosque Guarani fica na rua Tarobá, 875, ao lado do Terminal Turístico Urbano e funciona de terça a domingo das 9h às 17h, na segunda-feira funciona das 12h à 17h.  

Previous slide
Next slide