Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu e Jericó podem se tornar cidades co-irmãs

Previous slide
Next slide

 

Foto: Divulgação
Jericó é uma das cidades mais antigas do mundo, se projeto de for lei aprovado se torna co-irma de Foz do Iguaçu

A Comissão de Legislação, Justiça e Legislação emitiu parecer favorável ao projeto de lei que dispõe sobre o acordo de cooperação entre os municípios de Jericó, na Palestina e Foz do Iguaçu, no Brasil. O parecer foi lido na sessão de terça-feira (06) e deve ir à votação na próxima sessão (08).

 

O projeto, de autoria do vereador Nilton Bobato, tem como finalidade a promoção de programa mútuo de cooperação e fraternidade, através de intercâmbio cultural, social, turístico e econômico. O vereador explica que a proposta surgiu do diálogo entre a comunidade árabe e o município e visa expandir o turismo nas duas cidades através de ações conjuntas.

 

Para celebrar o acordo, o projeto prevê a formalização de procedimentos junto ao Poder Executivo e ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A primeira etapa para a irmanação é a autorização do Poder Executivo ao acordo de irmanação entre as cidades, e por conseguinte, a emissão de documento oficial ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, solicitando às autoridades diplomáticas a respectiva colaboração para a consecução do ato de irmanação e a implementação das formalidades necessárias.

 

Foz do Iguaçu e Jericó – A justificativa do projeto do vereador Nilton Bobato revela os traços marcantes que as duas cidades compartilham. “O laço mais notável na relação entre Foz do Iguaçu e Jericó é a formação da identidade da cidade brasileira cimentada em um amplo repertório étnico, principalmente, da cultura árabe, que constitui a etnia com maior número de habitantes em Foz do Iguaçu”.

 

De acordo com o vereador, a presença marcante da cultura árabe se estende à culinária, ao comércio, à religião e se mescla com a diversidade cultural da fronteira, constituindo uma unidade multicultural singular no país.

 

Outra característica em comum é o potencial turístico das cidades. Foz do Iguaçu com as exuberantes Cataratas e Jericó, por abrigar uma das maiores fontes de pesquisa arqueológica, uma vez que a cidade é considerada berço das civilizações.

Previous slide
Next slide