Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe 39º Encontro Nacional de Economia

Previous slide
Next slide

De 6 a 9 de dezembro, Foz do Iguaçu será o centro das discussões e palestras do 39º Encontro Nacional de Economia promovido pela Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia (ANPEC). O evento deverá reunir mais de 600 participantes no Centro de Convenções do Bourbon Cataratas Convention Resort, principalmente coordenadores de programa de pós graduação em economia, professores pesquisadores, alunos A abertura oficial do evento será nesta terça-feira às 18h45 com a entrega de prêmios, assinatura de acordos e aula magna com a professora Marilda Sotomayor, da Universidade de São Paulo (USP). Paralelamente ao Encontro da ANPEC é realizado o Encontro Brasileiro de Econometria, organizado pela Sociedade Brasileira de Econometria (SBE) desde 1979.

Segundo a secretária executiva da ANPEC, Adriana Amado, o Encontro Nacional de Economia é promovido anualmente pela ANPEC com o objetivo de estimular o intercâmbio entre economistas e profissionais de áreas afins. Durante o Encontro, são apresentados trabalhos inéditos selecionados por uma equipe designada para tal fim. “Os textos exploram as fronteiras do conhecimento científico na teoria econômica, na economia política e na econometria. Há também a preocupação com a discussão da realidade nacional, que é objeto de painéis e sessões temáticas, além de temas de interesse regional”, afirma Adriana Amado.

A crise européia e as perspectivas da economia brasileira será destaque na programação do evento. Na quinta-feira, às 17h45, uma sessão especial contará com a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, Carlos Hamilton Vasconcelos de Araujo, diretor de política econômica do Banco do Brasil, Luiz Gonzaga Beluzzo, ex-secretário de Ciência e Tecnologia e de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Marcelo Cirne de Toledo, superintendente executivo do DEPEC-Bradesco e Sérgio Werlang, vice-presidente do Itaú-Unibanco.

Os convidados internacionais – Stephen Mearton, Maria Pia Paganelli, Mark Setterfield, Nobuhiro Kiyotaki, James Galbraith e Martin Uribe trarão sua visão sobre como os paradigmas da macroeconomia mudam a partir do aprendizado com a crise econômica nos países desenvolvidos. Além dos palestrantes convidados das sessões especiais, cerca de 250 trabalhos acadêmicos inéditos serão apresentados nas sessões ordinárias e divididos entre 12 áreas da economia.

Foz do Iguaçu, além de ter uma excelente estrutura para realização de eventos, possui uma localização estratégica na América do Sul. É a segunda vez que a ANPC realiza o evento em Foz do Iguaçu. Depois do sucesso em 2009, o Bourbon Cataratas recebe novamente a sede deste evento devido à ótima estrutura do hotel, à qualidade do atendimento e à experiência bem sucedida de eventos nacionais e internacionais.

Sobre a ANPEC – Fundada em 1973, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia congrega as instituições brasileiras que desenvolvem atividades de pesquisa e formação em nível de pós-graduação na área de Economia. A ANPEC reúne atualmente 22 centros de excelência acadêmica de diversos Estados do Brasil. Entre as atividades desenvolvidas e financiadas pela ANPEC incluem-se a realização do exame nacional para seleção dos ingressantes nos programas de mestrado, a organização do encontro nacional de economia, a publicação da revista Economia e a entrega do prêmio Haralambos Simeonidis para os melhores artigos e teses da área.
 

Previous slide
Next slide