Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe SUS itinerante

Previous slide
Next slide

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria da Saúde e parceria com o Conselho Municipal de Saúde, implanta a partir do próximo dia 17, no Distrito Sanitário Sul, no Caic do Porto Meira, das 9 às 17 horas, o projeto SUS Itinerante. O trabalho será empreendido em todos os distritos sanitários da cidade e pretende principalmente orientar a população sobre os serviços disponibilizados pelo SUS.

 

O SUS Itinerante vai funcionar como um balcão de informações e tem como objetivos o exercício da cidadania, a educação em saúde, divulgação do SUS, controle social, além do funcionamento do SUS local. A população do Porto Meira está convidada a participar das palestras e assim poder dissipar dúvidas sobre os serviços.

 

Segundo a diretora da Atenção Básica Lisete Palma, “o trabalho pretende levar à população, a oportunidade de entender o sistema de atendimento, serviços disponíveis, direitos, etc.”. Nos locais vão funcionar Ouvidorias, a fim de que a população possa registrar suas reclamações sobre o atendimento e serviços.

 

Na programação do SUS Itinerante nos distritos sanitários: palestra interativa sobre o SUS municipal, o controle social e o Saúde Foz, projeto de informatização da Saúde; educação em saúde e promoção da saúde, salas de informações sobre os programas de saúde em funcionamento, a exemplo do Hiperdia, de controle da pressão arterial e diabetes, antibagismo, pré-natal, saúde do homem, imunização, planejamento familiar, preventivo do câncer de mama e uterino.

 

Também nos locais de descentralização do SUS, sala de assistência especializada sobre o CEMURA, centro de reabilitação física, orientações sobre demandas das especializadas em geral, SAMU, SIATE, sala de assistência hospitalar, sala de vigilância em saúde, programas/orientações e sala de assistência farmacêutica.

 

A programação do SUS Itinerante deste ano será concluída até o dia 12 de novembro e inclui balcões, sempre aos sábados, das 9 às 17 horas, seguindo a sequência nos distritos: Nordeste, Leste, Central e Norte. Participam dos trabalhos as equipes de gestão, de saúde e das Ouvidorias de Saúde do SUS, (9ª Regional de Saúde, COMUS e Secretaria de Saúde).
 

Previous slide
Next slide