Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu seguem sem novas mortes pela gripe suína e turismo começa a reagir

Previous slide
Next slide

O Paraná chegou a 195 mortes de pessoas infectadas pelo vírus H1N1 é o que anuncia o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, na segunda-feira (31/08). Contudo, Foz do Iguaçu, cidade fronteiriça com Argentina e Paraguai, fonte de constante preocupação pela localização, há mais de 10 dias não registra novas mortes decorrentes da gripe suína.

Conforme o boletim, nos últimos dias foram confirmadas mais 17 mortes por gripe suína no Paraná, subindo de 178 – número anunciado na sexta-feira (28/08) – para 195 o total de vítimas fatais no Estado. A maioria das mortes continua sendo de pessoas que residiam em Curitiba e região metropolitana.

Dos 17 novos óbitos, 5 foram na regional de saúde de Curitiba. Umuarama registrou as duas primeiras mortes na região pela nova gripe. Pato Branco, Maringá e Jacarezinho também registraram duas mortes cada.

Do total de 195 mortes no Paraná a maioria foi de mulheres, cerca de 56%. Quanto à faixa etária, o maior número de óbitos é de pessoas entre 20 a 49 anos. Em Curitiba, que lidera o ranking de mortalidade pela gripe suína, já são 70 mortes, seguido por Cascavel e Foz do Iguaçu, com 15 mortes cada. No entanto, desde o boletim do dia 21/08 não são registradas novas mortes em Foz do Iguaçu em decorrência da doença. Além disso, o movimento nas unidades de saúde com pessoas com sintomas da nova gripe é cada vez menor.

Turismo – A normalidade que começa a voltar à cidade de Foz do Iguaçu já está refletindo no turismo. A procura por hospedagem no feriado de “7 de Setembro”, por exemplo, começou a reagir nos últimos dias. O movimento esperado é abaixo de 2008, mas a tímida recuperação do número de visitantes em comparação com os últimos meses já é motivo de esperança para os empresários do setor. “Nos últimos dias o telefone voltou a tocar bastante por aqui. Os turistas que não viajaram em Julho por medo da gripe querem aproveitar o feriado prolongado para fazer a viagem adiada. Estamos satisfeitos com o número de reservas”, comenta Sidiclei de Moura, executivo de contas do Hotel Bella Italia.
 

Distribuição de óbitos por Regional de Saúde
 Regional de Saúde Óbitos
PARANAGUÁ        4
CURITIBA 70
PONTA GROSSA 5
IRATI 3
GUARAPUAVA 2
UNIÃO DA VITÓRIA  2
PATO BRANCO    7
FRANCISCO BELTRÃO 4
FOZ DO IGUAÇU   15
CASCAVEL 15
CAMPO MOURÃO 8
UMUARAMA 2
CIANORTE 7
PARANAVAI 2
MARINGÁ 13
APUCARANA   4
LONDRINA 10
CORNÉLIO PROCÓPIO 2
JACAREZINHO 7
TOLEDO 10
TELÊMACO BORBA 2
IVAPORÃ 1

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE


/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Previous slide
Next slide