Previous slide
Next slide

Sanepar analisa água consumida no Paraguai

Previous slide
Next slide

Sanepar
Sanepar também está realizando análises nas cidades de Santa Fé, San Alberto e Mbaracayú. Até o fim de setembro, serão feitas análises da água consumida em Salto del Guairá e Corpus Christi

O Governo do Paraná está prestando assistência técnica para o setor de saneamento básico do Paraguai. Na segunda-feira (31), técnicos da Sanepar realizaram a coleta de água do Lago da República, em Cidade do Leste, e em mais nove pontos do município, indicados pela prefeitura local, tais como hospitais, mercados públicos e escolas e rios. Em Cidade do Leste, o lago é um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento público da área urbana.

A empresa também está realizando análises da água consumida em outros seis municípios paraguaios, que fazem fronteira com o Paraná. Já foram realizadas coletas nas cidades de Santa Fé, San Alberto e Mbaracayú. Até o fim de setembro, serão feitas análises da água consumida em Salto del Guairá e Corpus Christi. “Este programa visa cumprir a determinação do governador Roberto Requião, para que a Sanepar preste auxílio técnico para que o saneamento básico avance no Paraguai, beneficiando não apenas os brasiguaios, mas todos os que vivem naquele país”, explica o gerente regional da Sanepar, Sergio Caimi. Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros e descendentes vivem nas províncias que fazem fronteira com o Paraná.

CONVÊNIO – O apoio tecnológico faz parte do convênio entre o Governo do Estado e os departamentos de Alto Paraná e Canindeiu, que prevê a transferência de tecnologia em saneamento. Os resultados destas análises vão permitir aos municípios paraguaios, estabelecer programas de controle de qualidade da água e de investimentos no setor.

Todas as ações contam com o apoio do Consulado Brasileiro em Cidade do Leste. Segundo o cônsul do Brasil do Paraguai, Jairo Collier, este intercâmbio demonstra a visão dos governos estadual e federal de que o saneamento e a saúde são questões que ultrapassam as fronteiras e que o avanço de um é o avanço de todos.

Esta é a segunda vez que o Paraná auxilia o Paraguai em relação ao saneamento. Em 2005, durante a seca que atingiu Cidade do Leste, a Sanepar forneceu mais de 1 milhão de litros de água para atender à população da cidade vizinha à Foz do Iguaçu. A empresa também prestou informações e repassou projetos para a ampliação do sistema de abastecimento do município paraguaio.
 

Previous slide
Next slide