Previous slide
Next slide

Fundação Roberto Marinho firma convênio com Itaipu Binacional

Previous slide
Next slide

A Fundação Roberto Marinho e a Itaipu Binacional estão unindo forças para formar, no próximo ano e meio, 720 gestores de bacias hidrográficas nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). Os compromissos foram assinados na noite desta quarta-feira (18), durante a abertura do 6º Encontro Cultivando Água Boa (6º CAB).

Segundo Samek, com o respaldo da Fundação Roberto Marinho será possível levar a todo o Brasil a essência do programa da Itaipu: a gestão por microbacias. “Vamos usar toda a nossa expertise e, com o acompanhamento do Ministério da Educação, teremos condições de levar este exemplo para o País e até fora dele”, destacou. Para Marinho, além de formar novos gestores de acordo com “cartilha” de sustentabilidade pregada pela binacional, a ideia é também facilitar a disseminação desse conceito a quem tiver interesse. 

Fotos: Garon Piceli / Click Foz do Iguaçu
Presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho com o Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek

Compareceram à solenidade o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho;  o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; o diretor-geral paraguaio, Carlos Mateo Balmelli; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Lindsley Rasca Rodrigues; o secretário nacional de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano, Vicente Guillo; o presidente da Rede Latinoamericana de Organismos de Bacias (Relob), Edgar Bejarano Méndez; o presidente da Fundação Conama, Gonzalo Méndez de Vigo; o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich; e o gerente executivo do Programa Cultivando Água Boa, Odacir Fiorentin, entre outros.

 
A atriz Cristiane Torloni, militante de causas socioambientais, foi uma das apresentadoras do evento

No programa, discursos oficiais, formalização de convênios, uma breve palestra do economista Ignacy Sachs, a premiação de 95 merendeiras vencedoras de um concurso de receitas saudáveis na BP3, a recepção a representantes dos municípios da BP3 empunhando um recipiente com água de suas microbacias e a bandeira de suas respectivas cidades, e uma homenagem à cantora Mercedes Sosa, recentemente falecida.

 

 

 

Previous slide
Next slide