Previous slide
Next slide

Hospital Municipal faz nova captação de órgãos em Foz

Previous slide
Next slide
Na tarde dessa terça-feira, 24, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, coordenou a sétima captação de órgãos do ano. 

A captação foi feita após autorização da família de um paciente de 38 anos, vítima de acidente de trânsito, que teve a morte encefálica. Além do coração, foram retirados o fígado, rins e globo ocular. 

A retirada dos órgãos durou pouco mais de três horas, pois o procedimento é minucioso e cada órgão é removido pelos médicos dos hospitais que atendem o transplante. 

A coordenadora de Enfermagem e secretária da CIHDOTT Karin Aline Zilli Couto disse que a captação começou pelo coração, que é o procedimento mais delicado, onde tudo precisa ser bem sincronizado.

“O coração tem apenas quatro horas para ser transplantado e pedimos a colaboração da Guarda Municipal para realizar a escolta para que o trânsito não atrapalhasse”, relata. 

A enfermeira ainda explica que, o processo para diagnóstico de morte encefálica para a captação de órgãos exige o cumprimento de uma série de protocolos bastante criteriosos, para os quais a equipe do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, está rigorosamente preparada e capacitada.

Previous slide
Next slide