Previous slide
Next slide

Itaipu recebe mais de meio milhão de visitantes em 2010

Previous slide
Next slide

 

Itaipu recebeu mais de meio milhão de visitantes em 2010, considerando as margens esquerda (do Brasil) e direita (Paraguai) e as visitas institucionais e turísticas. O número final, de 553.185 visitas, é 17,8% superior ao contabilizado em 2009. Uma diferença de 83.595 pessoas. No lado brasileiro, foram 410.022 registros – 347.935 turistas e 62.087 visitas institucionais. Pelo lado paraguaio, onde não há a separação entre as categorias, o balanço do ano, fechado nesta quinta-feira (6), indicou 143.163 pessoas.

 

Somente as visitas do Complexo Turístico Itaipu (CTI) da margem esquerda tiveram um incremento de 7,31% em relação a 2009. O maior atrativo foi a Visita Panorâmica, que recebeu 246.762 pessoas, seguida pelo Circuito Especial (44.042) e a iluminação da barragem (23.377). Desde 2007, a gestão do CTI é feita pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), com a cobrança de ingresso.

Assessoria
Ônibus de dois andares para turistas, com a imagem do vertedouro ao fundo: atrativo concorrido

 

No caso das visitas institucionais – que não são pagas –, o salto foi ainda maior: 27%. De acordo com a Divisão de Relações Públicas (CSRP.GB), responsável pela coordenação do trabalho, as escolas formam a grande base da visitação institucional – alunos de faculdades e universidades, do ensino médio e fundamental, de todo o Brasil e até do exterior.

 

Além disso, em 2010 Itaipu recebeu diversos eventos importantes, como o lançamento do caminhão extrapesado Actros, da Mercedes-Benz, em agosto, e a Cúpula Social do Mercosul, em dezembro; e também empresas que têm interesse em conhecer a experiência da usina em diferentes áreas do conhecimento – da produção de energia ao trabalho desenvolvido no Refúgio Biológico Itaipu (RBV).

 

Desafio – “Agora teremos que superar os números de 2010. Este será o nosso grande desafio”, afirmou Nascimento, destacando que a meta de crescimento de 5% do ano anterior segue valendo para 2011.

 

Algumas ações já estão sendo planejadas, tomando como base o Programa de Desenvolvimento do Turismo (PDT), da FPTI. Entre elas, implantar o modelo circular na Visita Panorâmica, como ocorre no Parque Nacional do Iguaçu. Assim, o turista poderá descer em determinado ponto da usina e depois embarcar em outro ônibus para continuar a visita.

Previous slide
Next slide