Previous slide
Next slide

Líder Mulher terá lançamento, nesta semana, em Foz e Cascavel

Previous slide
Next slide
Acontece na quinta-feira (25) em Foz do Iguaçu, e na sexta-feira  (26) em Cascavel, o lançamento do Líder Mulher – Programa Internacional de Formação de Lideranças, do Sebrae/PR, para toda a região oeste do Estado. Na fronteira, o evento será na sede do Sebrae/PR, que fica na Rua das Guianas, 151, no Jardim América, a partir das 19 horas. Já em Cascavel, inicia com um café da manhã, servido às 8h30, no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), que fica na Avenida Assunção, 690, Bairro Alto Alegre.
 
O Programa, que tem como símbolo um diamante, nasceu em 2009 e a sua formatação foi concluída em fevereiro deste ano, quando a proposta foi apresentada ao Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. A ideia, explica Alba Silva Anastácio Soares, gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae/PR, é desenvolver e ampliar, com entidades parceiras, o poder de influência transformadora das mulheres, visando à institucionalização das lideranças femininas no cenário socioeconômico paranaense. "Queremos com esse Programa estimular e incentivar a formação de novas líderes."
 
O Líder Mulher foi implantado após muita pesquisa e constatação do Sebrae/PR quanto ao crescimento gradativo da ocupação de mulheres em empresas, cargos de liderança e abertura de negócios próprios. "Essa é uma oportunidade de capacitação para as mulheres que estão à frente de organizações como presidentes e ex-presidentes de associações comerciais, conselhos e câmaras; prefeitas, vice-prefeitas, secretárias, vereadoras. Enfim, mulheres líderes na comunidade", explica a consultora do Sebrae/PR em Cascavel, Elisangela Rosa.
 
A última Pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, divulgada em 2009, mostra que 54% dos quase 15 milhões de empreendedores brasileiros são homens e 46% mulheres. "As mulheres têm se mostrado grandes empreendedoras e o Líder Mulher pretende auxiliar a lapidar essas características", reforça Elisangela Rosa. O Programa terá duração de sete meses e inicia as atividades em abril.
 
O Líder Mulher prevê quatro encontros regionais, em Curitiba; um encontro internacional, a ser realizado em Foz do Iguaçu, em junho; e duas missões internacionais, uma para a América Latina e outra para a Europa. A carga horária dos encontros mensais, programados para as quintas-feiras, à tarde e à noite, e sextas-feiras, o dia todo, totaliza 16 horas.
 
Segundo o consultor do Sebrae CDT-AL, em Foz do Iguaçu, Augusto Stein, já estão sendo estudados cases de sucesso de outros países integrantes da América Latina para serem apresentados no encontro internacional. “A troca de experiências entre países é de suma importância para o desenvolvimento de todos os setores. As participantes do Líder Mulher terão a oportunidade de conhecer as diferenças e semelhanças do empreendedorismo feminino no depoimento de mulheres de outros países do continente”, assinala.
 
Referência – A palestra inaugural do Líder Mulher será no dia 14 de abril. O Sebrae/PR convidou o bacharel em Teologia, psicanalista, professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp) e autor de diversas publicações, o educador Rubem Alves, para falar às participantes do Programa. O tema da palestra de Rubem Alves será "Uma reflexão sobre liderança".
 
Durante o Líder Mulher, as lideranças femininas paranaenses discutirão diversos temas. Dentre os quais, a economia mundial em transformação, oportunidades de negócios no Brasil, convergência e divergências entre o desenvolvimento econômico e social, sustentabilidade, inovação e tecnologia, sistema político brasileiro e cenário socioeconômico paranaense.
 
Em pauta, também estão previstos debates sobre a dinâmica da mudança organizacional num mundo plano, o tripé liderança-poder-influência, os desafios da inserção das pequenas empresas, melhores práticas de governança corporativa, ética e condição feminina nas organizações, articulação institucional e governança corporativa.
 
Já estão confirmadas as presenças, como conferencistas do Líder Mulher, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; Angela Tamiko Hirata, da Alpargatas/Havaianas; Chieko Aoki, do Grupo Blue Tree; Joaquim Rubens Fontes Filho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro; o economista Ricardo Amorim; o professor Belmiro Valverde; e Silvio Meira, especialista em inovação e tecnologia, dentre outros.
 
Mais informações sobre o Líder Mulher – Programa Internacional de Formação de Lideranças Femininas, sua programação e grade de especialistas convidados pelo Sebrae/PR para conduzir os encontros em Curitiba e Foz do Iguaçu, podem ser obtidas no Sebrae/PR mais próximo ou por meio da Central de Relacionamento da entidade no 0800 570 0800.
Previous slide
Next slide