Previous slide
Next slide

Moradores da Vila ‘A’ em Foz do Iguaçu reclamam de abandono no bairro

Previous slide
Next slide
Os moradores da Vila ‘A’ receberam, na quarta-feira (24), a segunda reunião da Câmara Itinerante realizada neste ano. A sessão aconteceu na Associação dos Empregados da Itaipu Binacional (Assemib) e contou com a presença do presidente da Casa, vereador Carlos Juliano Budel (PSDB), e dos vereadores Hermógenes de Oliveira (PMDB), Edílio Dall’Agnol (PSB), Nilton Bobato (PCdoB) e Sérgio Beltrame (PMDB).
 
A comunidade participou reivindicando melhorias nos bairros da região e entre os assuntos mais discutidos estavam a limpeza urbana, problemas com o trânsito, abandono dos complexos esportivos, sinalização ineficaz das vias, exploração de trabalho infantil e, ainda, a possibilidade da venda de uma área verde do local pelo Poder Executivo.
 
 
O morador da região Sérgio Benevides afirmou que a discussão agora é em torno da venda do terreno onde está o campo de futebol, mas o problema é antigo e vem desde o abandono da área verde. “Querem vender por R$ 4 milhões para a construção de um mercado, o que só vai dificultar ainda mais o trânsito naquela região”, defendeu. 
 
Em relação ao trânsito, outros cidadãos também se manifestaram. A maior reclamação é a falta de um viaduto no trevo da Avenida Paraná com a BR 277. “A região está em desenvolvimento, diversas instituições de ensino estão se concentrando neste lado da cidade e com o aumento do número de estudantes, aquele trecho só tende a piorar. O viaduto foi prometido há tempos e ainda não saiu”, reclama o morador Marco Aurélio de Mattos Alexandre.
 
O presidente do bairro, Emílio Ruiz, reclama da falta de diálogo entre Poder Executivo e moradores, além dos complexos esportivos que se encontram abandonados.
 
A recuperação dos asfaltos do bairro também foi um dos assuntos expostos. De acordo com o morador Adelar Della Torre, o recapeamento já deveria ter sido feito há anos, mas nunca aconteceu. Ainda em relação às vias, outra reclamação da população é a falta de sinalização nas ruas, lembrado pelo morador Cacildo Cruz e pelo presidente do bairro Jardim Santa Rosa. 
 
O presidente reclamou também a falta de esportes para os jovens do bairro, de linhas de ônibus para os moradores e enfatizou a questão da limpeza urbana. “Quando cortam o mato precisam recolher ele também, senão a população coloca fogo, o que é crime ambiental”, disse.
 
A Câmara Itinerante é um espaço onde os cidadãos podem contribuir com o desenvolvimento do Município a partir de sugestões, reivindicações, reclamações e denúncias. A próxima será realizada no dia 13 de Abril no barracão comunitário da Igreja Católica localizada no Jardim São Paulo. Este trabalho surgiu como uma forma de aproximação entre os vereadores e a comunidade e é constituída por reuniões em diversos bairros da cidade, onde os moradores da região podem ocupar a tribuna e apresentar suas idéias.
 
Previous slide
Next slide