Previous slide
Next slide

Líderes do Brasileirão jogam na mesma cidade no domingo (22)

Previous slide
Next slide

Após a derrota do Palmeiras, frente ao Grêmio por 2 a 0 no estádio Olímpico, em Porto Alegre, na última quarta-feira (18) e com direito à briga entre os próprios companheiros de equipe – o atacante Obina e o zagueiro Maurício – o título parece ter ficado mesmo entre São Paulo ou Flamengo.

Se hoje a distância do Palmeiras, terceiro colocado com 59 pontos, é de três pontos contra o líder São Paulo, ela poderá aumentar ainda mais neste domingo (22) às 17h, quando o tricolor paulista visita o Botafogo, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Caso a equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes vença o clube carioca, que briga para fugir do rebaixamento (está com 41 pontos, dois à frente do 17º e primeiro time da zona do descenso, o Fluminense), a diferença poderá aumentar para seis pontos, restando apenas mais duas rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro 2009.

No Flamengo, a expectativa é de poder assumir a liderança do Nacional pela primeira vez em 36 rodadas até aqui. Para isso, o rubronegro carioca precisará vencer o Goiás no Maracanã, também no domingo, mas às 19h30, e torcer por uma derrota são-paulina. O time comandado pelo técnico Andrade está apenas dois pontos atrás (62-60) do atual tricampeão brasileiro e se vencer, praticamente garante uma vaga na Taça Libertadores da América de 2010, torneio disputado apenas pelos quatro primeiros colocados do Brasileirão, mais o campeão da Copa do Brasil, que neste ano foi vencida pelo Corinthians.

Outras disputas – Paralelo à briga pelo título – que parece restrita a dois times, embora matematicamente outros também possuem chances – acontecem outras disputas por times com objetivos traçados até o final da competição.

Para o Internacional, que chegou a liderar o campeonato nas primeiras rodadas, a meta agora é manter-se no grupo do G-4 e tentar voltar ao torneio continental, o qual não participa desde 2007. A luta será contra um adversário direto, o Atlético-MG.

Empatados em pontos (56) e em número de vitórias (16), o time colorado, quarto colocado, leva vantagem no saldo de gols: 16 a 5. A partida ocorre no domingo (22), às 19h30, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. “É contra um adversário direto, um jogo de seis pontos. Se vencermos, embalaremos na competição, teremos duas vitórias seguidas e ainda deixaremos um concorrente atrás de nós”, afirmou o meia Giuliano, do Internacional, em entrevista ao site Globo Esporte.

Serve de confiança ao torcedor do Internacional o fato do técnico do Galo, Celso Roth, em sua última passagem pelo Grêmio não ter vencido nenhum grenal que disputou.

Luta pelo rebaixamento – Dois times que estão ameaçados pela queda à Segunda Divisão abrem a 36ª rodada neste sábado (21). O Atlético Paranaense, com poucas chances de cair – é 15º, com 43 pontos – recebe o Cruzeiro em Curitiba às 19h30. A equipe mineira pode assumirá temporariamente a quarta posição, em caso de vitória.

No mesmo horário, porém no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Náutico, em situação delicada e ocupando a penúltima posição com apenas 35 pontos, encara o Corinthians, que por já estar garantido na Libertadores de 2010 por ter sido campeão da Copa do Brasil, não tem muita ambição no torneio. No entanto, o técnico Mano Menezes não quer saber de time desleixado em campo, e por isso deverá buscar a vitória contra os pernambucanos.

Ainda envolvendo time de Pernambuco, o Sport – já rebaixado –recebe na Ilha do Retiro, em Recife, o Fluminense, em ascensão na temporada com 11 jogos invictos. O jogo começa às 17h do domingo.

Como ocorre desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, o Campeonato Brasileiro se mostra um torneio com inúmeras disputas. Sejam elas pelo título, vaga na Libertadores, Copa Sul-Americana, ou até mesmo tentar se manter na Primeira Divisão do ano seguinte. Para muitas equipes, essa já terá sido uma grande conquista.

BRASILEIRÃO, 36ª Rodada


Sábado (21)
19h30 Corinthians x Náutico – Pacaembu, São Paulo/SP
19h30 Atlético Paranaense x Cruzeiro – Arena da Baixada, Curitiba/PR


Domingo (22)
17h Santos x Coritiba – Vila Belmiro, Santos/SP
17h Santo André x Avaí – Bruno José Daniel, Santo André/SP
17h Sport x Fluminense – Ilha do Retiro, Recife/PE
17h Botafogo x São Paulo – Engenhão, Rio de Janeiro/RJ
19h30 Flamengo x Goiás – Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
19h30 Vitória x Barueri – Barradão, Salvador/BA
19h30 Atlético-MG x Internacional – Mineirão, Belo Horizonte/MG


 

Previous slide
Next slide