Previous slide
Next slide

Mais de 700 pessoas saíram da informalidade este ano em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu registrou, até 31 de maio, 704 novos empreendedores individuais formalizados. O número coloca o município em terceiro lugar, conforme levantamento da Junta Comercial do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba (3.325) e de Londrina (910). Segundo o consultor do Sebrae/PR em Foz, Edinardo Borba de Aguiar, esse número foi possível, em grande parte, devido ao Mutirão de Legalização do Empreendedor individual.

“A estratégia do Mutirão de Legalização do Empreendedor Individual foi desenvolvida graças a uma ampla parceria que mobilizou o Sebrae/PR; as secretarias municipais de Indústria e Comércio, da Fazenda e Tecnologia da Informação; o setor contábil, por meio do CRC-PR e Sescap-PR; a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu; a Itaipu Binacional; Furnas; e as entidades religiosas Cáritas Diocesana e Conselho dos Pastores Evangélicos de Foz do Iguaçu”, explica o consultor.
 
Foto: JIE
Mutirão do empreendedor Foz do Iguaçu
Esse número foi possível, em grande parte, devido ao Mutirão de Legalização do Empreendedor individual

“No início de maio, a iniciativa passou a atender, no centro da cidade, cidadãos iguaçuenses que trabalhavam na informalidade. No Mutirão, em cerca de 20 minutos, o trabalhador podia sair do local registrado no Empreendedor Individual e com o alvará provisório da Prefeitura, para exercer sua atividade de forma legal”, destaca Edinardo de Aguiar. A ideia deu tão certo que, em menos de 20 dias de funcionamento, foram atendidos mais de 350 pessoas e realizadas 160 formalizações.

Ainda de acordo com o consultor do Sebrae/PR, do período de 3 de maio até o último dia de atendimentos (2 de junho), o mutirão formalizou 333 novos empreendedores individuais e realizou mais de 800 atendimentos no município. “O dado revela que, com as ações do mutirão, o número de trabalhadores formais em Foz aumentou em quase 50% e estimas-se que o número total de novas empresas, hoje, já seja próximo a 800.”
 
O Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR, foi lançado em março deste ano, em todo o Estado, com o objetivo de levar orientação gratuita a empreendedores individuais formalizados e empresas com até quatro funcionários, que não sejam clientes da entidade. Em Foz, o Mutirão de Legalização do Empreendedor individual tem sido a estratégia para iniciar a consolidação de novos negócios, explica Edinardo de Aguiar. “A ação vem proporcionando conhecimentos básicos que permitirão maior segurança nessa nova etapa da vida desses empreendedores, agora com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e com cidadania empresarial.”
 
Para àqueles que ainda não conseguiram se formalizar, uma boa notícia. O Mutirão de Legalização do Empreendedor Individual, que funcionava no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, vai contar com novo espaço para atendimentos a partir de 1º de julho. O local, ainda não divulgado, servirá de atendimento, em endereço definitivo, para a formalização de microempresas.

 

Previous slide
Next slide