Previous slide
Next slide

MTur lança projeto "Olá, Turista!", visando a Copa 2014

Previous slide
Next slide

No ultimo 21 de agosto, Costanzo, um funcionário da Delegação Europeia, vindo da Itália, desceu no Galeão para fazer sua conexão para Buenos Aires. Costanzo é italiano, mas fala perfeitamente inglês e espanhol. Ao buscar informação no aeroporto, Costanzo percebeu que encontrar uma pessoa que possa falar inglês ou espanhol com fluência pode ser uma tarefa difícil.

Ao mesmo tempo o ministro de turismo Luiz Barreto anunciava o lançamento do projeto Olá, Turista! o qual visa capacitar profissionais do setor de turismo em todo o território nacional em inglês e espanhol. O anúncio foi feito durante o Quinquagésimo Primeiro Congresso Nacional de Hotéis realizado no Rio de Janeiro. O objetivo deste projeto é fornecer a estes profissionais, suficiente ferramentas linguísticas para receber os visitantes que virão ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Olá, Turista! é um trabalho conjunto do ministério do turismo e da fundação Roberto Marinho e espera treinar 80 mil profissionais do setor em inglês e espanhol através de um curso online. De acordo com Luiz Brareto, R$15 milhões serão investidos no projeto. 

“O objetivo do programa Olá, Turista! é aprimorar o atendimento aos turistas que visitarão nosso país, durante a Copa do Mundo de 2014, ensinando inglês e espanhol para os profissionais do setor. Os cursos gratuitos foram formatados com base na prática cotidiana dos profissionais. O material didático está relacionado a situações típicas vividas por trabalhadores dos diversos segmentos do turismo como, por exemplo, a hotelaria e a gastronomia”, explica Barreto.

O curso esta composto de três módulos, que são Basic, Professional e Regional. A metodologia a ser usada é a do ensino a distância através de um ambiente virtual, o qual oferecerá uma biblioteca virtual e atividades desenvolvidas de acordo com a região e o setor de trabalho dos participantes. Além disso, nas cidades que serão beneficiadas com o projeto, haverá salas de acesso à internet com facilitadores que ajudarão aos alunos com as ferramentas de navegação.      

“Já  implementamos o projeto-piloto com 500 vagas no Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA). Nessa etapa, serão feitos os ajustes finais para que, em janeiro de 2010, o programa comece com força total. Até  2013 serão 80 mil vagas distribuídas nas 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa de 2014 e no entorno delas”, comenta Rodrigo Bauer do Carmo da assessoria de comunicação de ministério de turismo. 

O segundo estágio se trata da implementação do Ola, Turista!  para janeiro de 2010 em três estados, o qual espera atingir 80 mil trabalhadores do setor turístico com um curso que desta vez durará um ano com a carga de 80 horas de treinamento.  

“Até 2014, o Ministério do Turismo qualificará 306 mil profissionais que terão contato direto com o turista. Além do curso de idiomas, serão oferecidos cursos nas áreas de manipulação de alimentos, transporte, receptivo, eventos, hotelaria, atrativo turístico e segurança pública”, agregou Rodrigo Bauer. 

Visto que o Brasil é um dos países na América Latina com pouca performance em certificação internacional especialmente em inglês, bem atrás do Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia, Rodrigo  Bauer foi questionado sobre como será feito o controle com os participantes do curso, para verificar o nível de aproveitamento do mesmo, tendo em vista que o curso não oferecerá nenhuma certificação internacional e se os alunos terão algum tipo de avaliação.  

“O aluno do Olá, Turista! precisa ter 70% de aproveitamento em cada um dos três módulos do curso para ser aprovado. As avaliações são compostas por atividades de gramática, vocabulário, audição e interpretação de textos na língua estrangeira escolhida. A cada módulo finalizado com 70% de aproveitamento, seja o básico, profissional ou regional, o aluno receberá um certificado. Também haverá um selo para as empresas ou entidades que indicarem seus trabalhadores nos cursos, como prova do investimento feito na qualificação de seus profissionais”, explicou Rodrigo Bauer. 

Se Olá, Turista! vai atingir as metas esperadas pelo governo até o mundial 2014 é ainda uma incógnita. Costanzo, o surpreendido passageiro do Galeão, espera que a próxima vez que vier ao Brasil encontre menos dificuldades para obter informações em inglês ou espanhol.  

Previous slide
Next slide