Previous slide
Next slide

Ñandeva lança livro que resgata a cultura e a autoestima dos lindeiros

Previous slide
Next slide

Na quinta-feira, 8, a partir das 19h, no auditório César Lattes, que fica dentro do Parque Tecnológico Itaipu, o Conselho Gestor do Programa Trinacional de Artesanato Ñandeva fará o lançamento do livro O Sol é Lindeiro.

A obra de 180 páginas coloridas e ilustradas reúne artesanato, histórias e cultura dos mais de 80 artesãos dos oito municípios lindeiros que estão inseridos no programa. O trabalho coletivo agrega criatividade, multiplicidade cultural e resgate histórico de uma região que despertou para o fortalecimento de sua identidade cultural. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Ana Lúcia de Souza, o livro retrata os processos das oficinas criativas, as descobertas históricas dos artesãos e as imagens do produto final. “O livro fecha um ciclo de aprendizado e conquistas”, destacou.

A gerente do Centro de Tecnologias Sociais para o Mercosul e ex-coordenadora do Programa Ñandeva, Ana Cristina Nóbrega, destacou amplitude da metodologia trabalhada com os artesãos que, inclusive, está disponível para ser compartilhada e reaplicada em outras cidades do Paraná e em outros estados. “Esse foi um projeto-piloto experimental que já rendeu muitos frutos”, disse ao destacar que a geração de renda e o fortalecimento da autoestima sejam, certamente, os principais resultados.

Para a diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e coordenadora do programa Ñandeva no Brasil, Sandra Finkler, o pré-lançamento do livro aos prefeitos lindeiros, em dezembro de 2011, marcou o fortalecimento do programa. “Percebemos que muitos gestores de municípios que ainda não estão inseridos ficaram interessados em saber um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas com os artesãos”. Um dos exemplos foi o prefeito de Mercedes, Vilson Schwantes, que solicitou uma reunião entre os artesãos do município e a equipe do Ñandeva com o objetivo de aproximar e estabelecer parceria. “As sementes foram plantadas e os poucos o programa está sendo fortalecido”, finalizou Sandra.

Previous slide
Next slide