Previous slide
Next slide

O boom sobre Foz do Iguaçu nas redes sociais

Previous slide
Next slide

 

 
 

Finalmente podemos falar que todos os brasileiros que navegaram esta semana na internet foram impactados por Foz do Iguaçu. Na terça-feira (31) o Google impactou o Brasil ao colocar no lugar de sua tradicional marca uma ilustração do descobrimento das Cataratas do Iguaçu pelo espanhol Álvar Nuñes Cabeza de Vacca. O Doodle (como é chamado a alteração da logo do Google) foi para comemorar os 470 anos da descoberta das Cataratas pela civilização européia.

Os sites de Foz do Iguaçu receberam um fluxo de acesso gigante, pois ao clicar na imagem a busca era automaticamente direcionada para “Cataratas do Iguaçu”, e os sites mais ranqueados na busca orgânica foram beneficiados.

No mundo paralelo das mídias sociais – que cada vez se torna mais real, os comentários sobre as Cataratas do Iguaçu foram quase na velocidade monstruosa do volume das quedas. Milhares de pessoas comentaram sobre a ação do Google, e também desejaram visitar o Parque Nacional em Foz do Iguaçu.

Os trabalhos de mídia espontânea realizados pelo Comitê de Apoio na Campanha Vote Cataratas foram surpreendentes, mas a força da gigante Google conseguiu superar. A mídia espontânea criada pelo Google foi realmente assustadora e ótima para a cidade.

Para nós, aspirantes ao modo on-line só temos a agradecer. Mas o buzz não parou na terça-feira.

Um dia após, a Rede Globo de televisão divulgou o nome das personagens da nova série “As Brasileiras” e a “Liliane, a adormecida de Foz do Iguaçu” que será interpretada por Mariana Ximenes trouxe Foz do Iguaçu novamente para o circuito de comentários nas redes sociais.

O primeiro episódio da série foi ao ar na quinta-feira (4) e já mostrou o poder de influência, durante o primeiro episódio a Globo atingiu 20 pontos de Ibope e citações nas redes atingiram os assuntos mais comentados no Twitter.

O episódio sobre Foz do Iguaçu vai ao ar só em abril, mas as expectativas são grandes.

Um dia para respirar nas hashtags, mas bem agitado para as notícias. Quinta-feira, ministros e autoridades estiveram em Foz do Iguaçu para entregar a tão aguardada Rodovia das Cataratas.

Já Sexta-feira começou movimentada. Lançamos no Twitter um desafio que foi parar nos Trending Topic. Pedimos aos tuiteros que nos contassem um pouco sobre os fatos inusitados que já passaram em Ciudad del Este usando a tag #CDEFacts – uma forma de comemorarmos o anversário de 55 anos de nossa vizinha cidadade paraguaia.

#CDEFacts foi uma avalanche de comentários e ocupou a manhã toda nos “Assuntos do Momento: Brasil”.

Quando conseguimos respirar, eis que surge outro movimento grande entre os usuários do Twitter e do Facebook. A possibilidade de Foz do Iguaçu sediar os X-Games em 2013, destaque na Fan Page oficial do X-Games Brasil, foi momento de discussão e muitos posts engraçados.

O movimento foi tão legal que o perfil da Loumar Turismo (agência receptiva) lançou uma promoção, o ilustrador @FilipeRemedios irá colocar no papel as mensagens mais engraçadas sobre a participação de Foz do Iguaçu nos jogos. Já estamos curiosos para saber como o resultado vai ficar.

Ah, esqueci de comentar sobre a genialidade da Fan Page “Os Memes do Iguaçu”. Quem não compartilhou uma imagem deles nesta semana? Para quem não conhece, vale a pena! Os caras mandam muito bem quando o quesito é misturar Foz do Iguaçu com os memes virais criados na internet.

Foz do Iguaçu e internet definitivamente combinam – Esta experiência de compartilhamento e de união que estamos presenciando – com todos focados no bem da cidade, não deve ficar só no humor, precisamos tirar o máximo do proveito, com discussões sobre projetos de lei, por exemplo. Mas esse passo será dado, estamos na expectativa dos próximos capítulos….

 



 


 

Garon Piceli é editor do portal Clickfoz, siga ele no twitter: @garonpiceli

 

 

 

 

 

Previous slide
Next slide