Previous slide
Next slide

Palestra de Lars Grael atrai mais de 1,3 mil pessoas em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
“Viver é vencer desafios” foi o tema da palestra do velejador Lars Grael, realizada pela ACIFI, com diversos apoiadores, na noite de segunda-feira, no Hotel Internacional. A palestra do velejador atraiu um público estimado de 1,3 mil pessoas.
 
O vice-presidente da ACIFI, Roni Temp, saudou os participantes e disse da alegria em trazer palestras como a do velejador para compartilhar com a classe empresarial e a sociedade iguaçuense em geral, do exemplo de superação. Também convidou aos empresários presentes a conhecer as demais ações desenvolvidas pela ACIFI em prol do associado. Temp antecipou que a associação promove quase que mensalmente diversos cursos e treinamentos e que mais palestras com especialistas e personalidades de destaque serão apresentadas ao público.
 
Antes da palestra, Temp concedeu um espaço para a presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva divulgar a promoção do Jantar do Empresário, que será realizado dia 17 de julho. Na oportunidade serão comemorados também os 59 anos de fundação da ACIFI, fundada dia 19 de julho de 1951.
 
O assessor do diretor-geral da Itaipu Binacional, Joel de Lima, que também é conselheiro da ACIFI, representou a direção da hidrelétrica, empresa que apoiou a promoção da palestra. Ele saudou o público e destacou a importância da participação do empresariado nas ações em prol do desenvolvimento da cidade.
 
A palestra do velejador começou pela comentando sobre a vida pacata na cidade de Dois Córregos, interior paulista, onde vivia com a família, a mãe, Ingrid Schmidt Grael, o pai, coronel Dickson Melges Grael e irmãos. O pai era amante do esporte, mas a tradição da vela veio da ala materna da família, de descendência dinamarquesa, localidade onde o esporte tem destaque. Grael relatou que o patriarca da família Schmidt, Preben, ao chegar no Rio de Janeiro, no princípio do século passado, deparou-se com a Baía da Guanabara e logo comprou um barco e começou a velejar. A paixão passou para os tios de Grael, Axel, Erik e Margarete, e sua mãe, Indrid, que por sua vez legaram também aos seus descendentes o amor pelo mar. 
 
Quando morou em Brasília, Lars freqüentou as aulas de vela do Iate Clube e começou a competir de Optimist e Pinguim. Depois, foi como proeiro do irmão Torben, na classe Snipe, já morando em Niterói, que eles conquistaram os primeiros títulos de expressão: bicampeões brasileiros e Campeões Mundiais. 
 
Mas foi no Tornado, o velocíssimo catamarã olímpico, que Lars conquistou mais títulos. Além das duas medalhas de Bronze, em Seoul 1988 e Atlanta 1996, ele ainda foi pentacampeão sul-americano, 10 vezes campeão brasileiro e campeão de tradicionais semanas de vela, como Kiel, na Alemanha, além de representar o Brasil também nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 (7º) e Barcelona 1992 (8º).
 
Depois do acidente de 1998 em Vitória, Grael não desistiu e dedicou-se a incentivar o esporte, desta feita no setor político. Convidado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, Lars Grael integrar os quadros dirigentes do INDESP – Instituto de Desenvolvimento do Desporto, uma autarquia ligada ao então Ministério do Esporte e Turismo. Lars assumiu a função de Secretário Nacional de Esportes e, no final do governo FHC, foi convidado pelo Governador de São Paulo Geraldo Alckmin para assumir a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, cargo que ocupou até março de 2006. 
 
Em fevereiro de 2009, onze anos após o acidente, Lars Grael voltou a integrar a Equipe Permanente de Vela Olímpica ao conquistar a Semana Pré Olímpica em Porto Alegre.
Durante a palestra, o velejador elogiou a iniciativa da Itaipu Binacional de apoiar o projeto "Velejar é Preciso", do Icli. "Além de ajudar a mudar a cultura náutica do país, projetos assim garantem oportunidade para crianças carentes", disse. 
 
A palestra foi uma realização conjunta da ACIFI e a rádio 97,7 FM, com apoio da Unimed Foz, Sicredi, TAM, Midriograf, Itaipu Binacional, Sindhotéis, Prefeitura de Foz, Comtur, Iguassu Convention & Visitors Bureau e ABIH.
 
Além de prestigiar uma palestra emocionante e inspiradora, o público também concorreu a sorteio de brindes como um celular e duas camisetas da seleção brasileira, já para a preparação do clima da Copa do Mundo de Futebol que será aberta no dia 11 de junho, em Johanesburgo, na África do Sul.
Previous slide
Next slide