Previous slide
Next slide

Paraná vai qualificar 800 catadores, 350 são da Bacia do Paraná 3

Previous slide
Next slide

Foto: Itaipu Binacional
 

O Programa de Qualificação para Catadores foi lançado na sexta-feira (19) em Belo Horizonte (MG). Em todo o Brasil serão capacitados 10.600 catadores de matérias recicláveis. No Paraná serão 800, dos quais 350 só na Bacia do Paraná 3.

A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Fundação Banco do Brasil.

Na semana passada, o grupo de técnicos que vão fazer o trabalho de capacitação na região, se reuniu na Diretoria de Coordenação. O Paraná recebeu do Instituto Lixo e Cidadania, do estado, por meio da Fundação do Banco do Brasil, um total de R$ 943.400,00. Dezoito estados receberão verba semelhante para aplicação do programa.

Luiz Carlos Matinc, gestor do Projeto Coleta Solidária do Programa Cultivando Água Boa, explica que a capacitação dos catadores envolverá a coleta de materiais recicláveis; a rede de comercialização do material; e a valorização das cooperativas e associações.

Será um curso de 128 horas por turma, com início no começo de abril e prazo de seis meses para sua conclusão. Os catadores receberão alguns incentivos para participarem do projeto.

“Eu vejo que em nossa região teremos uma facilidade maior que em outras do País, graças às organizações dos catadores que temos e ao acompanhamento feito pelo Projeto Coleta Solidária”, diz Matinc.

Os módulos abordarão entre outros assuntos, economia solidária,  histórico do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, coleta seletiva, destinação de resíduos,  implantação de novas tecnologias de reciclagem, oficinas de artesanato e outras que utilizam materiais recicláveis.

Também serão abordados os direitos dos catadores, a legislação existente sobre a questão que beneficia os catadores e que prevê, inclusive, a contratação deles pelas prefeituras sem licitação.

Previous slide
Next slide