Previous slide
Next slide

Poliambulatório do Porto Meira realiza combate a doenças renais

Previous slide
Next slide

Imagem: Divulgação
Cartaz da campanha "Proteja seus Rins, Salve seu Coração".

O Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, Bairro Porto Meira em Foz do Iguaçu, vai promover atividades de diagnóstico de problemas renais crônicos na quinta-feira (10), das 7h as 12h. A data é oportuna: 10 de março é quando se comemora o Dia Mundial do Rim, com a campanha "Proteja seus Rins, Salve seu Coração". 

A atividade consiste no cadastramento das pessoas a serem atendidas, a coleta da urina e a análise imediata. O paciente cujo resultado apresentar alguma alteração será encaminhado para avaliação e tratamento, se necessário.
 
A realização da ação é da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Sociedade Internacional de Nefrologia. Conta com o apoio Secretaria Municipal de Saúde e Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida.
 
Doença Renal Crônica – Segundo pesquisas, o Brasil tem hoje cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de doença renal crônica e este número vem crescendo geometricamente nos últimos anos. Conforme a doutora Carmen Tzanno, diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional. Tem taxa de mortalidade superior ao câncer de mama e colo de útero. É muito importante que a população brasileira esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins. 
 
Prevenção – A doença renal quando detectada precocemente pode ser curada ou ser controlada de forma muito mais eficaz. Por ser uma doença silenciosa é necessário que a população se habitue a fazer anualmente consulta médica.
 
Grupos de Risco – Dentre os indivíduos de maior risco de desenvolverem uma doença renal estão os hipertensos (36%), os diabéticos (25%), os idosos, os obesos, ter familiares próximos com doença renal crônica e ser portador de doença cardiovascular.
Previous slide
Next slide