Previous slide
Next slide

PTI inaugura Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho

Previous slide
Next slide

 

Será inaugurado nesta quarta-feira (20), às 17 horas, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho. A inauguração faz parte das comemorações do 35º aniversário da Itaipu Binacional e também irá homenagear o marechal Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia da Aeronáutica Brasileira.

Mais de 450 pessoas devem participar da inauguração do Polo. Entre os convidados ilustres estão Maria Antonietta, Marcelo e Maria Carolina Spinola Montenegro, esposa e filhos do marechal Casimiro Montenegro Filho, além do secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias. Uma comitiva do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também prestigiará a solenidade.

Para receber os convidados, foi elaborada uma programação especial, com sessões no Planetário, onde será possível contemplar o céu virtual de Foz do Iguaçu, e no Observatório, onde os visitantes poderão observar, por meio de três telescópios, o aglomerado estelar Omega Centauri e o planeta Saturno. A solenidade também contará com a apresentação da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado.

PoloO Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é um dos pouco complexos no mundo a reunir, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico. O complexo, que custou R$ 1,6 milhão, foi financiado pela Itaipu Binacional e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A expectativa é que o Polo se torne um atrativo educacional e turístico, e atenda públicos de todas as faixas etárias, recebendo cerca de 70 mil pessoas por ano.

O Planetário, com capacidade para atender até 73 pessoas por sessão, permitirá aos visitantes contemplar um céu virtual, projetado numa cúpula de 11 metros de diâmetro e 8 metros de altura. Essa projeção simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta e o céu projetado pode ser do passado, do presente ou do futuro.

Já no observatório, que possui uma cúpula de 6 metros de diâmetro, os visitantes poderão observar, por meio de quatro telescópios potentes e com excelente poder de resolução, a Lua, os planetas e aglomerados estelares e algumas galáxias.

"No mundo todo devem existir apenas cerca de dez empreendimentos como esse. Nossa ideia é valorizar o turismo científico, voltado para o conhecimento, e aguçar a curiosidade dos visitantes", resume o geógrafo especializado em astronomia Janer Vilaça, coordenador do Polo Astronômico.

O homenageado – O marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1904. Desde cedo, interessou-se pela aviação e, em 1931, foi o piloto que tornou realidade o Correio Aéreo Nacional, fazendo, pela primeira vez, um vôo histórico do Rio de Janeiro para São Paulo, levando uma única carta.

Pensava que “se o Brasil investisse maciçamente em educação e em pesquisas científicas, em pouco tempo se tornaria um dos grandes fornecedores de aeronaves do mundo”.

A visão pioneira e idealista de Montenegro fez com que ele criasse o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), hoje umas das mais importantes escolas de engenharia do País; e do Centro Técnico Aeroespacial – atual Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) – centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

Montenegro faleceu em 26 de fevereiro de 2000, aos 95 anos. Em sua homenagem, foi criada a Fundação Casimiro Montenegro Filho, uma organização sem fins lucrativos que apóia a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

Visitas – A partir de segunda-feira já poderão ser agendadas visitas, ligando diretamente para o polo no número (45) 3576-7203. A entrada é gratuita para escolas municipais das cidades lindeiras. Escolas da rede pública de outras cidades terão um preço diferenciado. Já as particulares pagam o pacote cheio.
 
Está previsto que a visitação ao polo entre no pacote turístico de Itaipu, com possibilidade de se fazer a visita completa ou somente ao observatório ou planetário. As sessões do planetário ocorrerão a cada hora e meia, iniciando às 9h30. As do observatório acontecerão na parte da noite.

Previous slide
Next slide