Previous slide
Next slide

Região de Foz do Iguaçu terá mais R$ 140 mil para combater a dengue

Previous slide
Next slide
O Governo do Paraná vai repassar R$ 140 mil para quatro municípios da região de Foz do Iguaçu para contratação emergencial de 49 agentes de endemias por aproximadamente 90 dias. Com o recurso liberado, Foz do Iguaçu poderá contratar mais 37 agentes. Os outros 12 agentes poderão ser contratados pelos municípios de Medianeira (5), Santa Terezinha de Itaipu (3) e São Miguel do Iguaçu (4). 
 
O governo também já forneceu quatro UBVs (veículos) pesadas para a aplicação do “fumacê”, 32 nebulizadores costais, 50 equipamentos de proteção individual (EPIs) e enviou mais oito técnicos para reforçar o combate à dengue na região. 
 
De acordo com o informe semanal divulgado nesta segunda-feira (14), desde o início do ano a regional de Foz do Iguaçu já notificou 678 casos da doença, dos quais 601 foram no próprio município. Foram confirmados 81 casos na região e 66 no município. 
 
O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explicou que apesar de o município de Foz do Iguaçu ter um plano emergencial bem elaborado e realizar continuamente as ações de combate à doença, a secretaria estadual está reforçando a estrutura porque a região é de fronteira, há grande mobilidade populacional e por ser considerada região estratégica para a introdução de um novo sorotipo da doença. 
 
“O apoio oferecido pelo Governo do Paraná para a contratação de agentes, equipamentos e capacitações é de extrema importância para o município, que passa por um momento delicado no combate à doença”, afirmou o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. Ele ressaltou que o município está aplicando todas as estratégias de enfrentamento previstas no plano de contingência, inclusive no que se refere à retaguarda hospitalar. 
 
Na sexta-feira (11), Paz esteve em Foz do Iguaçu para participar do 5º Encontro Regional para Assuntos de Fronteira, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, onde foram discutidos, entre outros assuntos, a situação epidemiológica da dengue. “O Estado do Paraná e a Província de Alto Paraíso (Paraguai) já se comprometeram a trocar informações diariamente sobre a dengue para que haja controle efetivo e unificado dos casos na região de fronteira”, afirmou o superintendente. 
 
Ainda nesta semana, a 9ª Regional de Saúde vai realizar a capacitação dos profissionais de saúde na tríplice fronteira quanto ao diagnóstico e tratamento da dengue. “Médicos, enfermeiros e profissionais de vigilância em saúde da Argentina e do Paraguai também foram convidados”, afirmou o diretor da 9ª Regional de Saúde, Odair José Silveira. Os interessados poderão obter mais informações na 9ª Regional de Saúde pelo telefone (45) 3572 9418 (Cibele). 
 
A mesma capacitação será realizada nesta sexta-feira (18) novamente na região de Cascavel, porque houve grande interesse dos municípios. No mês de janeiro, quando foi realizada pela primeira vez, cerca de 750 profissionais de saúde de 221 municípios das regiões de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina relembraram conceitos sobre a doença, uma vez que os sintomas da dengue são semelhantes aos de outras enfermidades.
Previous slide
Next slide