Search

Reunião debaterá fiscalização agropecuária na fronteira entre Brasil e Paraguai

Uma reunião com representantes das áreas de controle sanitário aduaneiro do Brasil e do Paraguai acontecerá na próxima quarta-feira (23) nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI. A reunião debaterá a possibilidade da assinatura de um acordo bilateral entre o Brasil e o Paraguai para que os processos de fiscalização agropecuária aos produtos de origem vegetal paraguaia possam adentrar ao Brasil atendendo as especificações sanitárias necessárias.

Essa reunião foi agendada no dia 11 de fevereiro, durante o "Quinto Encontro Internacional Para Assuntos da Fronteira", que ocorreu nas dependências da Itaipu Binacional. Hoje, o Paraguai não detem de um espaço aduaneiro reconhecido pelas autoridades brasileiras para a realização dos serviços de inspeção, o que leva os caminhões a atravessarem a Ponte Internacional da Amizade, sendo fiscalizados apenas na EADI / Foz.

A reunião contará com a participação do Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal, ACIFI, Prefeitura de Foz e o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai. Os órgãos esperam resolver o impasse até o final do mês visando garantir a inspeção sanitária agropecuária na ALGESA, em Ciudad Del Este.