Previous slide
Next slide

Saúde Pública inaugura Centro de Produção Digital

Previous slide
Next slide

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP inaugura quinta-feira (17), com a presença da reitora Suely Vilela, seu Centro de Produção Digital (CPD). O local reunirá equipamentos de ponta para produção, edição e veiculação de material áudio-visual, que terá como finalidade seu uso em atividades didáticas.

O CPD da FSP é um dos primeiros a serem implantados na Universidade – o projeto prevê a instalação de mais 19 centros semelhantes em outras unidades. Quem capitaneia a iniciativa é a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI).

As instalações – A área do CPD é de cerca de 90 metros quadrados. O local se divide em três ambientes distintos – estúdio, sala de videoconferência e sala de aprendizado eletrônico. Esta última é, talvez, o ponto de mais destaque do CPD. Na sala estarão as “lousas eletrônicas” – espaços em que os ministrantes das aulas poderão desenvolver seus temas e depois salvá-los nos formatos PPT ou PDF. Assim, quem estiver assistindo às aulas poderá obter o material para, posteriormente, dar andamento aos seus estudos.

Todas as salas são gerenciadas através da sala de controle, que conta com monitores, matrizes de vídeo e de som, gravadores de DVD para o registro dos eventos e demais recursos necessários para a administração do espaço.

Aplicações – A gama de atividades que podem ser realizadas no CPD é ampla. Suas instalações possibilitarão a realização de videoconferências, gravação de aulas para cursos de ensino a distância, transmissão de eventos em tempo real pela IPTV, a TV por internet da USP, entre outras.

Apesar de localizado na FSP, o CPD não será de uso restrito da unidade; a ideia é que ele sirva como material de trabalho para as outras instituições – Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas – que compõem o chamado “quadrilátero da saúde”.

Um professor poderá, por exemplo, relatar uma experiência, com interação de outros docentes, pesquisadores ou alunos em outros campi; ou seja, realizar uma aula cooperativa, interativa, com intervenção de alunos, em qualquer parte do mundo. Entretanto, o ensino à distância é apenas uma possibilidade deste processo. Os CPDs são voltados para a produção de vídeos, mas também para confecção de um acervo de materiais didáticos multimídia, lúdicos e dinâmicos.
 

Previous slide
Next slide