Previous slide
Next slide

Secretaria da educação investe em aprimoramento dos professores

Previous slide
Next slide

A utilização da informática como um meio atraente e motivador para os alunos e ferramenta de pesquisa para os professores transmitirem e ensinarem os conteúdos, ve ganhando cada vez mais espaço no ensino fundamental.

Para auxiliar esses profissionais a usar o computador, a Secretaria da Educação de Foz do Iguaçu, por meio do NTM – Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal está iniciando nesta sexta (18), uma nova turma do curso de informática básica. A atividade faz parte da formação continuada oferecida aos educadores da rede municipal.

As aulas terão duração de seis semanas e são realizadas todas as sextas, no Parque Tecnológico Itaipu- PTI, onde funciona o NTM. O horário é das 19 às 22 horas. Na seqüência, os professores farão o curso de Introdução ao Linux Educacional, que complementa essa iniciação do professor na informática, onde eles vão ter acesso aos recursos que vão ajudar no exercício profissional dentro e fora da sala de aula.

A informática é uma ferramenta que possibilita aos educadores despertar nos  estudantes uma maior atração de aprendizagem sem excluir o ensino teórico e prático do cotidiano do professor.  Ela complementa a necessidade do educador sempre  estar buscando, descobrindo e elaborando concepções de ensino, para transmitir e ensinar os conteúdos propostos.

Vão participar do curso de Informática básica os professores que ainda não trabalham com informática. Eles vão  aprender sobre o uso do teclado e mouse, navegação na internet, correio eletrônico; introdução ao editor de textos; Introdução ao uso de planilha; Introdução à construção de apresentações.

Depois de concluído esse treinamento eles vão fazer o curso de Introdução ao Linux Educacional, que vai permitir a ampliação da sua inclusão digital. Nesse curso que já tem turmas iniciando na terça (22) e sexta (25), eles serão preparados para a utilização significativa de recursos de computadores, que vão refletir na prática pedagógica.  Será ensinado  sobre correio eletrônico, navegação na internet e o processo educativo; blog educacional e seus recursos usando os aplicativos writer, calc e impress.

Interanutri – Outro curso de formação continuada que teve início esta semana,  foi o de Educação à Distância Interdisciplinaridade, alimentação e Nutrição no Currículo Escolar – Interanutri. A intenção é inserir atividades teóricas e práticas, de promoção de alimentação e nutrição na escola, como parte de disciplina dos professores do ensino fundamental.

O curso realizado na Faculdade Uniamérica, tem um total de 60 horas. Serão quatro aulas presenciais e as demais realizadas a distância. A coordenação é do curso de Alimentação e Nutrição no Currículo Escolar, realizado pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo.

Serão trabalhados os conteúdos como a escola promotora de saúde, alimentos e meio ambiente; Alimento, história e geografia; Programa de alimentação escolar; A política nacional de alimentação e nutrição, alimentação adequada e saudável, o monitoramento nutricional na escola; A criança com necessidades dietéticas específicas; Insegurança alimentar na escola; Fisiologia da nutrição.

O curso tem a participação dos professores do ensino fundamental e também dos centros municipais de educação infantil. De acordo com a professora da Unesp, Maria Rita, as atividades do curso são voltadas para as práticas pedagógicas desenvolvidas nessas unidades

Mais Cursos – Na segunda-feira (21), está marcado o início do  curso “Ensino e Aprendizagem em Astronomia”, que vai contar com quatro turmas de 35 professores. A duração será de uma semana. Durante o curso serão realizadas  atividades interativas, experimentais e lúdico-científicas. Os professores vão ter como tema assuntos que vão   tratar do que é astronomia – pressupostos da ciência; formação dos astros do sistema solar; movimentos da terra; fases da lua; atmosferas planetárias; Uso de instrumentos na astronomia; Noções de espaço – pontos cardeais, espaço e forma (orientação espacial).

Na quarta-feira (23), será a vez dos  conselheiros do município e integrantes da equipe escolar da rede municipal e estadual, que farão o curso de “Formação Pela Escola”. O conteúdo tratado será sobre as políticas públicas de desenvolvimento na área de educação. As aulas serão semipresenciais com atividades online. Uma oportunidade para tratar de assuntos sobre políticas públicas de financiamento da educação, o objetivo é que o participante possa contribuir no gerenciamento e fiscalização dos recursos.

Previous slide
Next slide