Previous slide
Next slide

Semana Literária do SESC acontece de 23 a 28 de setembro

Previous slide
Next slide

A 38ª edição da Semana Literária do SESC, acontece simultaneamente em todo o Paraná, neste mês de setembro.

Em Foz do Iguaçu o evento será realizado de 23 a 28 de setembro. A semana integra também a terceira edição do Festival Literário, que agrega eventos voltados à política do livro, leitura, literatura e biblioteca, promovida pela Fundação Cultural, em parceria com Secretaria de Educação e Unioeste. 

A Semana Literária deste ano, com o tema ”Literatura: vozes para (re)criar o mundo”, trará à cidade autores e artistas convidados para a realização de oficinas, bate-papos, exposições e apresentações teatrais. Todas as atividades são gratuitas. De acordo com os organizadores, este evento promove multiplicidade de experiências, de trocas e de representações simbólicas, na perspectiva da diversidade do pensamento e da valorização da cultura em suas diferentes matizes. 

Desde 2006, o evento adotou um formato inovador: é realizado simultaneamente em várias cidades do estado. Em 2019, acontece em Curitiba e outros 23 municípios paranaenses. Este modelo de realização possibilitou a criação de uma vasta rede de programação que se espalha por todo o Paraná. Pensada como uma grande ação cultural e educativa que coloca em debate importantes temas sociais e pelos quais perpassa a literatura, a Semana se fortalece e se renova ano a ano.

Atrações

Toda a programação da semana Literária do SESC pode ser acessada pelo site: https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/cidade/foz-do-iguacu

Entre as atrações estará Otávio Júnior, carioca do subúrbio do Rio de Janeiro, iniciou oficialmente suas pesquisas relacionadas à promoção de leitura em 2007. Criou o projeto “Ler é 10 – leia favela” para aproximar crianças de zonas populares ao livro e a leitura. Atualmente estuda práticas educativas, aprendizagem criativa, games e narrativas audiovisuais para promoção de leitura. É autor dos livros O Livreiro do alemão, O garoto da camisa vermelha, O Chefão lá do morro e Da minha janela. Na feira tem bate-papo marcado para dia 23, às 19h30, quando fala sobre a literatura como lugar de encontro. 

 

Babi Dewet Foto: Divulgação.

Outra convidada é Babi Dewet, que começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou a trilogia Sábado à noite (Generale) em 2014. Amante de música, é apresentadora de shows e eventos de cultura coreana e pop, e possui um canal no YouTube sobre KPop e livros, além de fazer parte da equipe de vídeos do DramaFever. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros e textos recheados de música. No evento traz o tema; criação literária, e o processo de significar, dia 24, às 19h30.

A mesa redonda com Aline Bei e Karen Debérbolis traz a temática :Literatura e exercício da liberdade, dia 27, às 19h30. No encontro as artistas/escritoras falam a leitura como ato em que prevalece a liberdade de escolhas, permite expandir a memória e contribui para o processo de despertar da consciência crítica, política e social do indivíduo, além de estimular a produção de textos. 

Tapetes Contadores de Histórias Foto: Divulgação

Outro destaque será a apresentação do espetáculo “Os tapetes contadores de histórias”, trazem o mundo fantásticos das fábulas brasileiras, andinas e africanas para o palco.o grupo terá três apresentações durante o evento; dia 26, às 9h30, 10h15 e 14h30.

A diversão no palco segue com o “Almazém Teatro de Bonecos”, com apresentação do espetáculo; “Os bichos”, dia 24, às 9h30, 14h30 e 16h. 

Entre as oficinas, os destaques são: a Bibliolab, onde relaciona leituras a atividades  lúdicas, divertindo e estimulando a criatividade (dias 25 e 26, às 10h30, 16h e 17h), e escrita de Ficção fantástica, com Enéias Tavares (dia 25, às 19h). 

O SESC está localizado na Avenida Tancredo Neves, 222, na Vila A. mais informações: 3576-1300.

Previous slide
Next slide