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Seminário reuniu, em Cascavel, 70 empresários do varejo da tríplice fronteira

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Inovação, ambiente, atendimento e tendências foram alguns dos temas que marcaram a programação do I Seminário Trinacional de Experiências no Varejo, promovido pelo Sebrae/PR, no oeste do Estado, nos últimos dias 26 e 27 de novembro, em Cascavel. O evento, que teve como objetivo a troca de experiências entre empresários de micro e pequenas empresas, serviu para ampliar a rede de contatos e promover a atualização empresarial de 70 participantes do Brasil, Argentina e Paraguai.

 “A estratégia de aproximar e apoiar os empresários de países que fazem fronteira com o Brasil é uma das políticas do Sebrae/PR. Essa transferência de metodologias e técnicas de gestão que dão resultado nas micro e pequenas empresas brasileiras incentiva o desenvolvimento e auxilia nas relações empresariais entre os países”, afirma o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz.
 
 
 

Para o empresário argentino e presidente da Camara de Emprendedores de la Región de Iguazú (CAEMPRI), Ricardo Brizuela, o Seminário veio preencher uma carência das micro e pequenas empresas do país vizinho. “Sentíamos falta de um programa que cultuasse o empreendedorismo e a parceria com o Sebrae/PR nos proporcionou isso. Participações como nesse evento realizado em Cascavel permitem que nossos empresários conheçam técnicas e exemplos de sucesso nas micro e pequenas empresas brasileiras”, indica Brizuela.

Inovação e resultados – A programação do I Seminário Trinacional de Experiências no Varejo contou com a participação de consultores da Regional Centro-Sul do Sebrae/PR e convidados. Por meio de palestras os empresários puderam compreender a importância da cooperação nos negócios, conhecer as tendências no varejo, entender a inovação nas empresas e os processos de gestão de vendas.
 
Rida Gebai, empresário em Ciudad del Este, Paraguai, concorda: “cada empresa é única e esse diferencial do amor pelo seu negócio é o que conta na hora de conquistar o cliente. Assim, as redes de contato e parcerias não fazem perder uma venda, só auxiliam nos processos de compra e relacionamento com fornecedores”, analisa.
 
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