Previous slide
Next slide

Simpósio Internacional de Cirurgia de Obesidade terá operações ao vivo no Hospital Costa Cavalcanti

Previous slide
Next slide

Grandes nomes da cirurgia bariátrica dos Estados Unidos, Europa e América do Sul estarão reunidos em Foz do Iguaçu, a partir desta quinta-feira (13) no Bariatric Endoscopic Surgery Trends (Simpósio Internacional de Cirurgia Bariátrica), no Hotel Bourbon. Os palestrantes participarão de discussões de casos sobre as tendências, controvérsias e novos desafios na cirurgia da obesidade e também da cirurgia metabólica, que pode representar a cura da diabetes.

Transmissão ao vivo – No sábado (15), o debate vai para a prática. Cirurgias feitas no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, serão transmitidas ao vivo para o evento. Os participantes poderão acompanhar cada passo dos procedimentos. Três das seis salas cirúrgicas do HMCC foram reservadas exclusivamente para o simpósio. “Especialistas brasileiros e de outros países vão mostrar como utilizam essas técnicas cirúrgicas, adianta Luiz Carlos Bremm, gastroenterologista e um dos coordenadores do encontro.

As cirurgias começam a partir das 8h e devem se estender ao longo de todo o dia. Esta será a segunda vez que a estrutura do Hospital Costa Cavalcanti será utilizada pelo simpósio. A primeira ocorreu há cinco anos, quando foram realizadas cirurgias de redução de estômago por laparoscopia (sem cortes) com a utilização de um braço robótico que substituiu um cirurgião médico nesse tipo de intervenção. A técnica foi trazida pelo médico Nilton Kawahara, coordenador do congresso e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

As cirurgias de obesidade mórbida são feitas há dez anos no Hospital Costa Cavalcanti. Nesse período, mais de mil cirurgias do gênero foram realizadas no local, uma média de três a quatro cirurgias bariátricas por semana.

Previous slide
Next slide