Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu Adeafi planeja entrar na Liga Nacional em 2010

Previous slide
Next slide

A diretoria do Foz do Iguaçu Adeafi já começa a fazer o planejamento para a próxima temporada. E os planos são audaciosos. Além da certeza de montar uma equipe forte para disputar o título da Chave Ouro, a diretoria está se mobilizando junto a empresários da cidade para colocar a equipe iguaçuense na principal competição de futsal do Brasil: a Liga Nacional.

De acordo com o presidente do Foz/Adeafi, Valdeci Rolim Freita, pela tradição da cidade no futsal e pelo amor do torcedor, Foz do Iguaçu tem de ter um representante no torneio que envolve as principais equipes do país. “Quando Foz tinha uma equipe disputando a Liga Nacional a cidade respirava futsal. E, como nossa missão é reascender o paixão do iguaçuense pelo esporte, temos que almejar estar entre os melhores”, afirmou.

Segundo Freita, a diretoria da Adeafi já teve reuniões com alguns empresários locais e que as conversas estão bastante adiantadas. “Ficamos felizes em constatar que existem pessoas que realmente querem ajudar, fazendo com que o futsal volte a ser como antes na cidade”, comentou. Além disso, outras equipes do cenário nacional já manifestaram o interesse em dar apoio ao Foz/Adeafi para que a cidade esteja mais uma vez sendo representada na Liga Nacional.

O presidente ainda afirmou que a montagem do elenco para essa temporada já foi com a perspectiva de participar da competição em 2010. “Trouxemos atletas de ponta como Anderson, Marcelinho, Darlan e Léo esse ano com o intuito e o planejamento de disputarmos a Liga Nacional no ano que vem”, disse.

Para o ala Anderson – ídolo e uma das principais estrelas da equipe iguaçuense – a ambição da diretoria mostra a preocupação do Foz/Adeafi em resgatar o futsal na cidade. “A Liga Nacional envolve as melhores e mais bem estruturadas equipes do país. Se o desejo da diretoria se concretizar, Foz do Iguaçu vai reconquistar um lugar no cenário nacional que nunca poderia ter perdido”, afirmou.

Foz na Liga Nacional – Foz do Iguaçu já teve três participações na Liga Nacional. Em 1999 e 2000, o antigo representante da cidade – o Foz Futsal – teve participações discretas. Porém, em 2001, reunindo alguns dos principais atletas do país, a equipe ficou com a 4ª colocação.  

Dos tempos do grande elenco que a equipe montou em 2001, algo permanece. Apesar de ser uma equipe diferente – hoje a cidade é representada pelo Foz do Iguaçu Adeafi – a paixão do torcedor pelo futsal é a mesma. Nas três edições que disputou da Liga Nacional, a cidade teve uma das principais médias de público da competição, assim como faz hoje na Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal.

Mudanças no treinamento – O Foz do Iguaçu Adeafi irá mudar a rotina de treinamentos nesse final de semana. Em virtude da realização das finais da Taça Foz, organizada pela Liga Iguaçuense de Futebol de Salão (LIFS), no Ginásio Costa Cavalcanti, a equipe irá realizar trabalhos voltados para aprimorar a parte física.

No sábado (15) pela manhã, os atletas vão realizar trabalho de fortalecimento e aprimoramento muscular na academia Fit Foz, com um posterior trabalho físico/técnico. No período da tarde, a equipe deverá fazer um trabalho regenerativo ainda sem local confirmado.

O Foz do Iguaçu Adeafi volta a jogar apenas no dia 2 de setembro, contra o Francisco Beltrão no Ginásio Costa Cavalcanti. Isso porque a Federação Paranaense de Futebol de Salão, no último dia 4, decidiu manter todas as competições estaduais paralisadas até o dia 16 de agosto em virtude do aumento dos casos de gripe A (H1N1). “Nossas competições são todas realizadas em ambientes, ginásios fechados, ao contrário do futebol, onde o jogo ocorre em locais abertos. Além disso, temos muitas competições envolvendo crianças e por isso redobramos nossa preocupação”, comentou Dias Lopes, presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão.

Previous slide
Next slide