Previous slide
Next slide

Tirando das sombras, uma Foz invisível…

Previous slide
Next slide

Presente em Foz do Iguaçu há mais de 32 anos, a Loumar sempre esteve engajada nas causas sociais e econômicas da região, às vezes como protagonista, como quando organizou a corrida noturna beneficente Iguassu Night Run, que tinha como principal intuito arrecadar recursos para a entidade “Lar dos Velhinhos”, e muitas vezes como parceira, apoiadora e patrocinadora. 

Em 2020, por conta da pandemia do Covid-19, que impediu a organização de qualquer tipo de evento presencial, a Loumar passou a reunir iguaçuenses e discutir a cidade através de suas redes sociais. Desta mesma forma, teve início um grande projeto de divulgação e venda do destino através de “Live Commerces”, uma novidade que, assim como o vírus causador da pandemia, também havia se originado na China, e que vinha apresentando bons resultados para o setor varejista. 

Mas nem só de empresas, empresários e turistas se faz um destino turístico, e para a Loumar, a pandemia deixou isso muito claro. 

Aliás, uma das frases mais repetidas por Marcelo Valente, CEO da Loumar, nos últimos dois anos ilustra muito bem a visão da empresa: “Uma cidade boa para o turista, primeiro precisa ser boa para quem vive nela…”

Enquanto grandes campanhas e promoções eram articuladas para promover o destino e a retomada do turismo em Foz do Iguaçu, um outro setor, quase invisível aos olhos até mesmo dos iguaçuenses, trabalhava com o mesmo afinco, a fim de minimizar o efeito econômico e social causado pela pandemia, principalmente na então crescente população em situação de vulnerabilidade. 

Para se tornar o primeiro destino turístico brasileiro a estar pronto para receber turistas durante a retomada “pós lockdown” foi preciso um trabalho coletivo entre governo estadual, municipal, iniciativa privada e sociedade organizada e não seria justo, agora, que parte destes voltassem para as sombras. 

Foi pensando nisso que a Loumar, desde a primeira edição do Festival 10.6 O Dia de Foz, vem utilizando parte de seu espaço na extensa grade de programação diária e ao vivo, para destacar esses personagens que fizeram e continuam fazendo a diferença para o destino Foz do Iguaçu. 

Assim surgiu, durante a edição 2022 do Loumar Happy Days, uma das grandes ações anuais que a Loumar promove, o podcast “Pessoas que fazem a Diferença”, mais uma iniciativa da Loumar de trazer à tona, pessoas e instituições que promovem ações que contribuem direta e indiretamente para a melhoria do destino. 

Nesta edição, três pessoas participaram do podcast…

 

Jorbel Griebeler

Conhecido como CEO do grupo Cellmotion, que reúne empresas como a Cellshop Importados Paraguai e Cellshop Duty Free, Jorbel foi destaque internacional quando, em meio à pandemia, anunciou a abertura da primeira empresa do grupo em território brasileiro. Num momento em que centenas de vagas de emprego eram encerradas por conta do lockdown, o anúncio da criação de 200 novas vagas de emprego direta trouxe à cidade um sentimento positivo de esperança em um momento em que todas as notícias eram negativas. 

Jorbel também teve participação direta na negociação que resultou no aumento da cota de isenção de impostos para as lojas francas instaladas no Brasil e durante o podcast contou um pouco sobre sua vida pessoal, desafios que enfrentou nos últimos anos e algumas curiosidades dos bastidores das campanhas publicitárias das quais ele participa com grandes influenciadores nacionais, cantores e atores. 

 

Clique aqui para assistir o Podcast com Jorbel Griebeler

 

Ronaldo Cleber Caceres

O professor de Educação Física, Ronaldo Caceres, lidera um projeto comunitário chamado “Um Chute Para o Futuro” que atende mais de 300 crianças no bairro do Porto Belo em Foz do Iguaçu.

No início, a única atividade oferecida às crianças era o futebol, mas hoje, as crianças possuem também alimentação, aula de cidadania e música. Além de contarem com pista para bicicletas, aula de vôlei, sala de leitura, sala de computação, parquinho e pula-pula.

O projeto social iniciou há 16 anos e sua estrutura é benefício de comodato disponibilizado por um empresário da região. Em novembro de 2014 o projeto foi escolhido pelo Programa Caldeirão do Huck da Rede Globo para participar do quadro “Um por todos e todos por um” e teve sua sede reformada.

Durante o podcast, Ronaldo contou como foi o início desta grande jornada que já dura 16 anos, citou nomes de alunos que já passaram pelo projeto e hoje, além de exemplo para os novos, representam Foz do Iguaçu em diversas modalidades esportivas pelo Brasil. Também contou como foi lidar com a pandemia num momento em que a própria comunidade que apoia o projeto pedia por ajuda.

 

Clique aqui para assistir o Podcast com Ronaldo Cleber Caceres

 

Maria Cristina Amaral

Maria Cristina é protetora de animais em Foz do Iguaçu, e há mais de 40 anos faz esse trabalho de forma independente. “Dona Cristina”, como é mais conhecida, também organiza feiras de adoção e arrecadação de ração em diversos pontos da cidade.

Durante o podcast, Maria Cristina contou sobre o amor que tem pelos animais, as dificuldades de manter o trabalho sem ajuda governamental e os diversos perrengues que já passou durante ações de resgate de animais em situação de maus tratos.  

 

Clique aqui para assistir o Podcast com Maria Cristina Amaral

 

Foz do Iguaçu sem filtros e sem freios…

Além do Podcast Pessoas que fazem a Diferença, transmitido dentro da programação ao vivo do Loumar Happy Days, ação de divulgação do destino promovida pela Loumar entre os dias 06 e 11 de setembro, a Loumar mantém semanalmente o Podcast Foz sem Filtros, onde entrevista personalidades dos mais diversos setores de Foz do Iguaçu. A diversificação entre as personalidades entrevistadas vai do Secretário de Turismo, Inovação, Projetos Estratégicos e Captação de Investimentos de Foz do Iguaçu, Newton Paulo Angeli, à influenciadora e especialista em marketing digital Camila Nardi.

 

O Podcast Foz Sem Filtros recebe uma nova edição semanalmente, sempre aos sábados, no canal da Loumar no Youtube.

Previous slide
Next slide