por:Clickfoz com JIE  Terça, 11/09/2012 - 14h20 - Atualizado Terça, 11/09/2012 - 14h29

CAB será tema do Brasil no evento mundial dos Jovens Cientistas da Unesco

Alunos de uma instituição de ensino de São Paulo terão 20 minutos para a apresentação.

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR

 

Tadeu Gaspar de Abreu, 16 anos e Sofia Amaral Medeiros, 15 anos, terão duas missões especiais de 9 a 12 de janeiro de 2013, na cidade de Santarém em Portugal: representar o Brasil no Encontro dos Jovens Cientistas que é promovido a cada dois anos pela Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco) e apresentar no Ano Internacional da Cooperação para a Água, o case Cultivando Água Boa, implantado desde 2003 Bacia do Paraná, parte três, pela Itaipu Binacional.

 
JIE/Itaipu
 

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para incrementar e contextualizar os 20 minutos de apresentação que eles terão no evento, os estudantes acompanhados pela diretora do colégio que é engenheira civil, Ângela Perez Fonseca, visitaram Foz do Iguaçu e a região de atuação do programa, além de passarem uma manhã de diálogos com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich. “Ficamos maravilhados com o que vimos e ouvimos das pessoas. Estar aqui nos traz uma perspectiva completamente diferente e, mais do que isso, percebemos a importância que o programa tem na região e o quanto ele pode contribuir com o desenvolvimento do País”, disse a diretora.
 
Segundo Ângela, o motivo que os levaram a escolher o Cultivando Água Boa como tema para representar as escolas associadas da Unesco, no Brasil, em 2013, deu-se após assistirem uma palestra do superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz, durante o Encontro de Diretoras Associadas da Unesco, em abril deste ano, em São Paulo. Outro momento especial citado por ela foi durante a Conferência Rio+20, realizado no Rio de Janeiro, em que o Cultivando Água Boa integrou a programação de grandes eventos e mesas de diálogos. “Hoje, não existe no Brasil um programa tão complexo como este. Para nós ele é perfeito por unir os três temas propostos pela Unesco, que são: Energia Sustentável e Cooperativismo (tema de 2012) e Cooperação para a Água (tema de 2013)”.
 
Tadeu e Sofia resumiram a visita à região de atuação do projeto como uma experiência de vida totalmente diferente e inesquecível. “Moramos em uma grande cidade e, sinceramente, não tínhamos a real dimensão de que como o trabalho em conjunto pode mudar a vida de tantas famílias”.
Para Nelton Friedrich, a cada conquista do Cultivando Água Boa, a cada reconhecimento de sua ação, surge à certeza de que as boas iniciativas existem para ser compartilhadas. “O programa deixou de ser apenas da Itaipu Binacional. Há muito tempo ele passou a ser de cada coração e mente das pessoas que habitam a região, bem como dos que querem compartilhar e multiplicar a nossa experiência, que está totalmente à disposição”, ressaltou o diretor. 
 
 
O encontro com o diretor de Coordenação, a princípio agendado para obter mais informações e esclarecer algumas dúvidas sobre o programa, surtiu em um convite após horas de conversa.
 
De acordo com Ângela, nada mais enriquecedor para os participantes do que levar o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu para que, em um momento especial dentro do evento, ele possa fazer a apresentação com mais riquezas de detalhes.  
O diretor retribuiu o convite para que nos dias 22 e 23 de novembro eles participem em Foz do Iguaçu, do 10º Encontro Cultivando Água Boa.
“Fico lisonjeado com o convite. Certamente estaremos lá para mostrarmos que iniciativas coletivas surtem resultados surpreendentes e que um programa como o Cultivando Água Boa pode ser reaplicado em qualquer lugar do mundo”, pontuou Friedrich.   
 
 
 
 por:Clickfoz com JIE  Terça, 11/09/2012 - 14h20 - Atualizado Terça, 11/09/2012 - 14h29
publicidade

Você leu: CAB será tema do Brasil no evento mundial dos Jovens Cientistas da Unesco

publicidade