por:Clickfoz – Garon Piceli  Segunda, 14/06/2010 - 17h29 - Atualizado Segunda, 14/06/2010 - 17h31

Conheça um pouco da história da Ponte da Amizade

Local por onde passa a pé, de bicicleta em pequenos carros e grandes caminhões o comércio entre dois países

Noticias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR

A construção da Ponte da Amizade começou em novembro de 1956 e a inauguração em março de 1965. A ponte da amizade foi construída estrategicamente pensando em um risco de guerra na América do Sul. “Então todas as obras que foram projetadas na época eram avaliadas no quesito da passagem de equipamentos militares”, revela Vicente Veríssimo, ex-representante regional do Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT. Por isso apresenta uma estrutura tão reforçada.

No projeto inicial, não pensado só em uma ponte, mas uma rodovia de ligação dos países da América Latina. O Brasil queria aproximar suas relações comerciais com o Paraguai, Bolivia, Peru e Argentina.
A Ponte da Amizade estreitou o ciclo econômico dos dois países, e foi com ela que o Paraguai sofreu o “boom” nos anos 90. Brasileiros de todos os estados viajavam até Ciudad do Leste atentados pelos preços baixos de eletrônicos.
 
A construção em forma de arco foi desenhada para não prejudicar a navegação e precisou de um vão livre sustentado por um gigantesco arco de concreto. A armação de ferro veio de Volta Redonda, da Companhia Siderúrgica Nacional.
 

 
Ari Ojeda e Clementino Acevedo destacaram no vídeo as participações que tiveram na construção e as mudanças que aconteceram com a Ponte. “Na época não imaginávamos o movimento que teria anos depois. Hoje queremos mais uma para estreitar ainda mais as relações”, diz Ojeda.
 
 por:Clickfoz – Garon Piceli  Segunda, 14/06/2010 - 17h29 - Atualizado Segunda, 14/06/2010 - 17h31
publicidade

publicidade