Previous slide
Next slide

Em Foz do Iguaçu, GGIM analisa software para sistema de monitoramento com 120 câmeras

Previous slide
Next slide

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança com Cidadania reuniu-se na última sexta-feira (5) no Rafain Palace Hotel. Na reunião houve apresentação de um software inteligente para o sistema de monitoramento por câmeras a ser implantado através do Programa de Policiamento Comunitário.

O GGIM está analisando vários sistemas de monitoramento para a instalação de 120 câmeras de segurança na cidade, resultado de convênio entre governo federal e o município através do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O prefeito afirmou que a empresa que domina a tecnologia dos dispositivos de segurança, fez a apresentação de um sistema que só existe nos Estados Unidos. “São câmeras que registram até o estampido de tiros e apontam a região onde ocorreu.  Este mesmo sistema é capaz de monitorar inclusive as câmeras instaladas em condomínios particulares. Será a primeira cidade do Brasil a contar com esse serviço, em mais um convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Justiça”, comentou Mac Donald.
 
Segundo o secretario de Tecnologia de Informação (T.I), Evandro Ferreira, o Software Inteligente oferece vários recursos diferenciados para a captação de imagens acerca da segurança da população. Ele citou, como exemplo, o reconhecimento facial, sensor de tiro, de calor, identificação de placa de veículo entre outros diferenciais.
 
Evandro explica que o software é integrado ao Sistema Nacional de Veículos em Movimento – Sinivem, que funciona junto a Secretaria Nacional de Segurança Publica – Senasp. “Ao captar a placa de um veículo a informação segue diretamente para a base de dados da Senasp para consulta”, disse o secretário. Ele informou ainda que o sistema permite uma configuração para identificar uma movimentação anormal. “Se a câmera capta uma pessoa correndo numa praça, cujo local não apresenta nenhuma situação de risco. A própria câmera identifica que algo de errado está acontecendo”, colocou.
 
Evandro adiantou que os guardas municipais desenvolvem o trabalho do policiamento comunitário equipados com net books e, poderão acessar as câmeras de monitoramento de segurança de onde estiverem, de dentro da viatura.
Previous slide
Next slide