Previous slide
Next slide

Abertas as inscrições para cursos de qualificação de portadores de deficiência

Previous slide
Next slide

Foram abertas nesta segunda-feira (06) as inscrições para os cursos de qualificação profissional em metalurgia e administração, destinados exclusivamente para pessoas com deficiência. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR), com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI- PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O objetivo é atender a demanda dos empresários da Região Metropolitana de Curitiba que, para cumprirem a Lei de Cotas, precisam contratar 1.744 funcionários deficientes.

Para participar, o candidato deve ter mais de 16 anos e estudado, no mínimo, até a 6° série do ensino fundamental. As inscrições serão feitas até dia 30 de abril na Agência do Trabalhador Central de Curitiba, na rua Pedro Ivo, 744. São necessários os seguintes documentos: carteira de trabalho, laudo médico e carteira de identidade. O curso e a inscrição são gratuitos. O número de vagas disponíveis e as datas para início das aulas serão definidos de acordo com a procura dos alunos.

Oportunidade – O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, ressaltou a importância da qualificação profissional e fez um convite às pessoas com deficiência que procuram emprego. “Não percam esta chance. Não deixem esta oportunidade passar. Este curso vai abrir as portas do mercado de trabalho formal e quem se dedicar terá contratação garantida”, lembrou ele.

Garcia adiantou que a parceria entre governo do Estado e entidades patronais deve se repetir também em outros setores. “Este convênio com o Sindimetal vai servir de exemplo para outros trabalhos em conjunto. Todo o valor do curso é pago pelo sindicato, sendo a Secretaria responsável pelo cadastro dos alunos e o acompanhamento das atividades”, explicou.

Segundo a coordenadora estadual de Intermediação de mão-de-obra, Angela Carstens, a Secretaria já busca parceiros para novas atividades. “A ideia é aumentar o número de pessoas qualificadas em todo o Paraná. Desde 2003, o Estado investe pesado em qualificação profissional porque o governador Roberto Requião entende a importância desta política pública. Infelizmente, só os recursos estaduais não são suficientes para atender o número de trabalhadores que gostaríamos, por isso contamos com a ajuda do setor privado”, conta ela.

Para o coordenador do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência no Paraná (PPD), Simão Stczaukoski, o curso vai atender tanto às necessidades dos empregadores quanto dos trabalhadores com deficiência. “É bom para os dois lados: os empresários vão preencher os postos de trabalho que precisam e os alunos vão aprender uma nova função, que com certeza vai garantir boas colocações no mercado de trabalho”, defendeu.
 
Serviço
Inscrições para os cursos de qualificação em metalurgia e administração para portadores de deficiência
Local:
Agencia do Trabalhador Central de Curitiba – Rua Pedro Ivo, 744, Centro.
Data: de 06 a 30 de abril (exceto sábados, domingos e feriados)
Horário: das 07h30 às 16h30

Previous slide
Next slide