Previous slide
Next slide

Ministérios do Turismo e da Defesa discutem melhoria de aeroportos regionais

Previous slide
Next slide

Aeroporto - Embratur 10112008.jpg

Os ministérios do Turismo e da Defesa decidiram formar um grupo de trabalho para avaliar e priorizar investimentos em aeroportos regionais. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou, após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que esse trabalho será fundamental para melhorar e facilitar o acesso a importantes destinos turísticos do país.

“Ao unirmos esforços institucionais, podemos racionalizar recursos públicos e ampliar a capacidade de atrair mais turistas para diferentes estados do Brasil”, disse Barretto.

O grupo de trabalho deve ser formado até o final de novembro. Inicialmente, serão analisados os projetos de recuperação ou modernização que integram a lista de aeroportos regionais já selecionados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ao todo, 17 projetos em 16 estados definidos pela Anac receberão R$ 98,6 milhões do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).

Segundo Barretto, a proposta é fazer uma análise conjunta dessa seleção para avaliar quais as ações que poderão ser implementadas em parceria com a Anac, com base no potencial turístico da cidade, do estado ou da região. Entre 2003 e 2008, o Ministério do Turismo investiu R$ 77,11 milhões em aeroportos.

O Profaa visa ao melhoramento, reaparelhamento, reforma e expansão dos aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional. Um dos critérios de aplicação de recursos é o potencial turístico do local onde está instalado o aeroporto.

Previous slide
Next slide