Previous slide
Next slide

Edson Bastos defenderá o Foz do Iguaçu FC no Paranaense 2015

Previous slide
Next slide
O ano do centenário da ‘Terra das Cataratas’ decididamente é um ano de comemorações para o torcedor do ‘Azulão’. Após a confirmação da vaga na elite do futebol paranaense, a diretoria do Foz do Iguaçu FC apresenta nesta quinta-feira (18), a mais nova contratação para a disputa do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão. Trata-se do goleiro iguaçuense de alma e coração, Edson Bastos. 

Foto: Assessoria
Edson Bastos atuará no gol do Foz Futebol em 2015

A apresentação oficial será realizada durante coletiva de imprensa, às 18h, no Estádio ABC. Após a coletiva, será realizado um jogo-treino com os 19 jogadores das categorias de base que ascenderam ao profissional, programada para às 18h30. Tanto a coletiva, quanto o jogo treino, serão aberto ao público de forma gratuita.

O goleiro Edson Bastos  nasceu e viveu boa parte da adolescência em Foz do Iguaçu. Ídolo da torcida ‘Coxa Branca’, onde manteve sua família e grandes amigos. Tetracampeão paranaense pelo Coritiba, Bastos também tem em seu currículo dois títulos no Brasileiro da Série “B”, além de passagens pela Ponte Preta (SP) e Figueirense (SP).

“Poder contar com um craque iguaçuense, reconhecido nacionalmente, como o goleiro Edson Bastos, é presente de Natal do Foz do Iguaçu FC para a sua torcida . Ele aceitou nossa proposta por saber da força do elenco que disputará a temporada e por seu amor à cidade” , disse o presidente Arif  Osman.

EDSON BASTOS – Edson Bastos Barreto, ou apenas Edson Bastos, nasceu no dia 3 de novembro de 1979, em Foz do Iguaçu, Paraná. Iniciou sua careira nas categorias de base do Figueirense, em 1997. A partir do ano seguinte, rodou por clubes menores de Santa Catarina, como o Esporte Clube Biguaçu (em 1999) e o Tiradentes Esporte Clube (em 2001), até firmar-se como goleiro titular do Figueira, em 2002, onde permaneceu até 2005. Durante este tempo, foi tricampeão catarinense, em 2002, 2003 e 2004. Teve uma rápida e discreta passagem pela Portuguesa, em 2005. Menos apagada, mas, rápida também, foi em 2006, quando na oportunidade defendeu o Fortaleza, no Campeonato Brasileiro.

Em 2007 jogou o Campeonato Paulista pela equipe do Guaratinguetá, consagrando-se Campeão Paulista do Interior daquele ano, com uma belíssima campanha realizada por Edson Bastos e todo o time.

Foi com bons olhos, que o Coritiba o contratou após o término do estadual de 2007. No time paranaense, chegou para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A sorte estava ao seu lado. Pelo Coxa, o goleiro fez mais uma excelente campanha e sagrou-se campeão, ajudando o clube retornar à elite do futebol nacional. E os títulos não pararam, no ano seguinte, em 2008, conquistou com o Campeonato Paranaense.

Em 2009, presenciou o Coritiba ser rebaixado e, desta vez, com ele na equipe. Contudo, em 2010, com o time reformulado e forte, conquistou primeiro o Campeonato Paranaense e depois o Campeonato Brasileiro da Série B, sendo titular absoluto nas duas campanhas. Sagrou-se ainda em 2011 e 2012, campeão paranaense, mais duas conquistas para seu currículo.

Pelos títulos conquistados, por seu compromisso com o clube, por sua liderança dentro e fora de campo, por sua empatia com a torcida e, sobretudo por suas importantes defesas e excelentes atuações, colocou seu nome no "rol dos grandes ídolos do Coritiba” da década de 2000. É apontado também como uns dos melhores goleiros a atuar pelo Coritiba nos últimos 25 anos.

Após cinco anos no futebol sulista, Edson Bastos foi confirmado como o novo reforço da Ponte Preta, no dia 25 maio de 2012 onde realizou grande campanha. 

 
 
Previous slide
Next slide