Previous slide
Next slide

A Foz do povo: voto facultativo, que nada!

Previous slide
Next slide

 

Continuando nossa série especial – A Foz do Povo –  com a palavra duas moradoras de Foz do Iguaçu que não abrem mão de exercer o exercício do voto. 


No Brasil, analfabetos, adolescentes de 16 e 17 anos e idosos a partir de 70 anos tem o voto facultativo, ou seja, não são obrigados a votar. Porém, apesar disso, muitos brasileiros fazem questão de exercer a sua cidadania e participar da escolha dos nossos próximos representantes políticos. 



Foto: Rafael Guimarães
Aos 67 anos, Edite faz questão de votar

Este é o caso da pernambucana Edite Menezes, de 67 anos – 40 deles vividos em Foz do Iguaçu. Para ela, “votar deve ser uma obrigação de todo o brasileiro que consegue enxergar e andar”. A aposentada Salete Pacheco, apesar de totalmente descrente no trabalho dos políticos, também não abre mão de votar, mesmo que sua escolha costume ser nula. “Eu não espero nada de político. Você está vendo a barbaridade que está acontecendo lá em Brasília (caso Mensalão)? Mas faço questão de ir lá e dar meu voto nulo”. 


Para a idosa, os políticos sempre tendem a favorecer os mais ricos e desprezar as classes baixas da população. “Acho que nem se meu eu mesma fosse política confiaria em mim”, completa.

 

Previous slide
Next slide