Previous slide
Next slide

Abertas inscrições para mestrado em Bioenergia

Previous slide
Next slide

Estão abertas as inscrições para o mestrado interinstitucional em Bioenergia, oferecido em parceria pelas seguintes instituições: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no endereço www.uel.br/proppg/inscricoes até o dia 25/01 e providenciar toda a documentação exigida. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25/02 e as aulas iniciam no dia 06/03.

No total, serão ofertadas 23 vagas, das quais 52% serão destinadas aos candidatos brasileiros e até 48% para os candidatos estrangeiros. A carga horária é de 1.125 horas e a área de concentração é Biocombustíveis. As linhas de pesquisa são: Geração e caracterização de matéria-prima, Produção de Biocombustíveis e Co-produtos, Uso e Controle de Qualidade dos Biocombustíveis e Impactos Ambientais e Socioeconômicos.

O curso – A proposta do Mestrado Interinstitucional em Bioenergia foi construída pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pelas instituições envolvidas. Em abril deste ano, o mestrado foi autorizado pelo governador Roberto Requião.

Dentre os objetivos do Mestrado estão o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, voltados para processos de produção, controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos, gestão da cadeia produtiva e uso de biocombustíveis que preservem o ambiente e estimulem o desenvolvimento auto-sustentável do Paraná e dos países do Mercosul.

O projeto visa também qualificar profissionais que analisem os impactos que poderão ser gerados pela produção, em larga escala, de biodiesel, etanol, entre outros, a partir de biomassa utilizada no Paraná e no Mercosul, sobretudo na agricultura e para a geração de empregos e renda.

Outro objetivo é determinar as regulamentações necessárias para a criação de um sistema econômico auto-sustentável, que faça uso de tecnologias para a produção de bioenergia; e constituir-se como referencial – no Paraná e Mercosul – em tecnologia e inovação para a produção de bioenergia como ferramenta para a preservação do meio ambiente.

É intenção também analisar os potenciais econômicos e sociais do uso de diferentes possibilidades de produção de biodiesel, a partir de diversas matérias primas, encontradas no Estado e nos países do Mercosul. Outra finalidade é capacitar pessoas que possam avaliar os investimentos necessários em infraestrutura à produção de bioenergia (portos e ferrovias), bem como a necessidade de nova organização do agronegócio para o Paraná e países do Mercosul, a partir de uma cadeia produtiva em larga escala, e a entrada nesse setor da agricultura familiar.

Previous slide
Next slide