Previous slide
Next slide

Campanha de luta contra a AIDS é voltada ao público jovem em 2011

Previous slide
Next slide

Todo ano, no dia 1º de Dezembro, data simbólica a luta contra a Aids, a saúde pública de Foz do Iguaçu realiza uma grande ação. Este ano o tema da campanha é “AIDS não tem preconceito, previna-se”.

As ações acontecerão na Praça do Mitre, das 9h até as 16h, haverá distribuição de folders explicativos, preservativos e o laço vermelho que simboliza a luta contra a AIDS. A coordenadora do projeto, Rosa Gerônimo, lembrou também que preservativos são distribuídos gratuitamente em todos os postos de saúde do município.

Ela alerta para o risco e afirma que a prevenção, sem dúvidas é o melhor caminho. “Por mais eficiente que o tratamento seja, é muito difícil conviver com AIDS”.

De acordo com Rosa, os casos de AIDS no município são contados de forma cumulativa, até hoje foram registrados 1.410 casos, destes, 598 pessoas já foram a óbito. Entre os portadores da doença 73 são crianças de 0 a 13 anos. Os homens são a maioria com 774 casos.

Segundo as estimativas nacionais, os mais afetados são jovens entre 15 e 24 anos, na maioria mulheres, gays e travestis. Por este motivo, a campanha deste ano é segmentada principalmente para este público.
Em Foz do Iguaçu os casos de AIDS estão estabilizados ha bastante tempo, segundo Rosa, o crescimento é de menos de 10% ao ano. “Isso é fruto do nosso trabalho continuo com a população vulnerável à doença”.

Rosa explicou que semanalmente a equipe visita lugares da cidade onde tem uma concentração de pessoas vulneráveis, citou exemplos de prostitutas e dependentes químicos. De acordo com ela, esse público recebe orientação e assistência.

Além dos grupos vulneráveis, o departamento faz ações voltadas aos idosos nos clubes específicos e aos adolescentes em colégios estaduais. Para fazer o teste de HIV o processo é simples e gratuito, basta entrar em contato com o Centro de Testagem e Aconselhamento pelo telefone 3522-6266.
 

Previous slide
Next slide